Acontece

Notícias

SJO | Trabalho de campo em Sabará

O trabalho de campo na cidade de Sabará foi enriquecedor para alunos e educadores do Projeto São José Integral. Os alunos puderam conhecer a importância histórica dessa cidade para Minas Gerais, analisando como o Barroco influenciou não só a arquitetura de Sabará através de suas igrejas, tais como, a Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora do Carmo, mas que período barroco foi fundamental para entendermos os modos de vida e de pensar daquela sociedade que passava por grandes transformações. Os estudantes tiveram contato com maquetes, objetos e documentos, identificando como ocorria o processo de extração do ouro nas Minas Gerais, com a separação dos impostos que deveriam ser pagos à Coroa Portuguesa, registros estes presentes no Museu do Ouro, antiga Casa de Intendência de Sabará. Outro ponto importante de nosso trabalho de campo se deu na praça central da cidade, na qual os alunos presenciaram a Igreja do Rosário com sua obra inacabada, identificando a todo o tempo a presença e ação dos escravos nas Minas do Ouro, seja através das construções, seja através da resistência. Este trabalho se fez de grande importância para que os alunos conhecessem mais acerca da história de Sabará, dos trabalhos de Aleijadinho na construção das igrejas em diferentes cidades de nosso estado, além de analisarem como se deu a exploração e extração das riquezas ao longo dos séculos XVII e XVIII, tendo como fonte a mão-de-obra escrava, além de verem a atuação e luta dos mesmos por seu espaço nesse período.

Marcelle Girundi - Educadora Social


Com as maravilhas de Sabará
Não há como não se encantar,
Com as igrejas de lá
Novas ideias vão se encontrar
Com o Museu do Ouro lá de Sabará
Novas pessoas vão se encantar.

A primeira parada foi a Igreja Nossa Senhora do Ó. Lá vimos uma imagem de Nossa Senhora, maravilhosa, mas há um mistério nessa igreja, nas molduras da igreja aos se observar bem, é possível ver a imagem de Cristo no altar central. Sobre o Museu do ouro, aprendemos sobre os segredos escondidos nos móveis do período, além dos instrumentos para derreter o ouro.

Arthur Augusto - 6º A


Eu já havia ido a Sabará algumas vezes, mas nunca com o objetivo de conhecer a história daquele lugar maravilhoso. O primeiro ponto turístico que visitamos foi a Igreja do Ó. Fiquei espantada com tanta beleza em um só lugar, por fora a igreja era pequena mais por dentro parecia... não tenho palavras, esse foi lugar que eu mais gostei. O meu segundo lugar favorito foi o Museu de Ouro, foi incrível saber como funcionava as coisas antigamente. E finalmente a melhor parte, a hora do almoço, a comida do restaurante em que fomos era muito saborosa, adorei. Logo após o almoço fomos à Igreja do Rosário e, por último, visitamos a Igreja Senhora do Carmo, eu fiquei bem assustada com essa igreja, por causa de no chão ser enterradas pessoas que pertenciam à Irmandade do Carmo. Eu gostei muito e gostaria de agradecer à escola, aos educadores, muito obrigada, Marcelle, você foi um espetacular guia turística.

Melanie Cunha - 6º C


REDE FILHAS DE JESUS

Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais. "Educar Evangelizando e Evangelizar Educando" é a maneira que nos distingue no exercício da missão, sempre no compromisso com a construção de um mundo mais irmão.

Rua Lugdero Dolabela, 1021 - 6º andar
Gutierrez - Belo Horizonte - MG
CEP: 30.441-048

Tel: +55 (31) 3337-8755
Tel: +55 (31) 3337-2155