Temos uma comunicação de um terceiro conjunto de colégios que aderiu ao Pacto Educativo Global, cinco no total. Três são de Filipinas e duas obras sociais da Rede Filhas de Jesus.
- St James Catholic High School, de Maasin, Iloilo
- St Joseph School, de Guimarás
- Manresa School, de Parañaque
- Obra Social Nossa Sra. de Fátima, em Montes Claros
- Centro de Educação Popular e de Assistência Social Stella Maris, de Rio de Janeiro
Todos os colégios enviaram fotografias de um momento de sua adesão. Através dos registros compartilharam a criatividade e a alegria de saber que somos educadores para um mundo melhor.
O Pacto foi apresentado, acolhido e apoiado nas comunidades educativas. St. Joseph demonstra muito exemplos expressivos do processo de seu compromisso: todos juntos, cada um, de dois em dois, grupos maiores, celebração final…
Poderíamos dizer sobre todas as obras que tem trabalhado o tema no corpo docente, mas também em outros setores. A Escola Manresa apresentou ao corpo docente, ao corpo não docente e para a própria comunidade de religiosas:
“Em 7 de janeiro de 2023, os novos docentes tiveram um encontro sobre o Pacto Educativo Global do Papa Francisco, ministrado por Gemma K. Doguiles e Edhen Parranga, FI. Um momento marcante no encontro foi quando os professores perceberam como o objetivo do Pacto Educativo Global estava intimamente relacionado ao Nosso Modo Próprio de Educar.
No dia 23 de janeiro de 2o23, a equipe de manutenção também teve um momento de formação sobre o mesmo assunto. A reunião foi ministrada por Mary Juelar, FI. A formação colaborou para que a equipe de manutenção percebesse que eles fazem parte da personificação do Pacto Educativo Global de Papa Francisco. A equipe ficou muito agradecida e se sentiu muito valorizada.
Como comunidade educativa de Manresa, afirmamos firmemente nossa adesão ao Pacto Educativo Global”.
Segue abaixo algumas reflexões de alguns professores que participaram do encontro sobre o Pacto Educativo Global:
“O tema foi muito oportuno e irá auxiliar no planejamento de uma educação de qualidade para os nossos alunos”.
“Obrigada por apresentar e discutir conosco o Pacto Educativo Global e ver como ele já está alinhado com o jeito característico de educar da escola. Esta reunião me ajudou a entender mais sobre o que significa o Pacto Mundial sobre Educação e suas atividades de promoção. Algumas partes da reunião iluminaram alguns dos meus pensamentos como educadora”.
“Muito obrigada por esta reunião, irmãs! Muita obrigada por esta reunião Ir. Gemma e Ir. Edhen! Me iluminou novamente nas atitudes e valores que devemos ter como educadores efetivos para ajudar a desenvolver o potencial de nossos alunos. Gostei que este conceito recém introduzido não seja tão diferente da educação que já estamos familiarizados. Então, de certa forma, diminui a ideia de que existe um conceito totalmente novo que temos que aplicar.”
Gemma Doguiles, FI.
Nas fotografias recebidas, você pode ver o momento de reflexão e diálogo dos educadores; ou a do compromisso manifestado com as assinaturas ou com as mãos, ou com a fotografia da equipe junto ao selo ou o selo do Pacto na entrada do Colégio e na web.
Mas se uma pessoa entra na St. James School, podemos dizer que o selo nunca é perdido de vista.
A Obra Social Nossa Sra. de Fátima/Montes Claros assumiu o compromisso “através da motivação dos colaboradores, numa postura colaborativa, cidadã e promotora de laços de solidariedade com a defesa da vida e o cuidado da casa comum”. Os colaboradores olham para cada um dos sete aspectos para expressarem suas esperanças, mas separamos estes dois desejos:
“Unir nossas forças para uma educação humanizada, inclusiva, capaz de escutar com paciência, de colaboração mútua entre escola e família, baseada na pedagogia de Jesus e educar para uma política social, econômica e sustentável que envolva toda a comunidade educativa além de nossos muros”.
Stella Maris expressa:
“Na dimensão de uma educação que gera compromisso com a comunidade, procuramos realizar ações educativas de forma positiva, comprometidas com a sociedade e com o olhar voltado para todos (alunos, famílias, professores, colaboradores, parceiros), assumindo que somos corresponsáveis pela vida e que tudo está interligado, onde cada detalhe, gesto e decisão são importantes. Conscientes disso, unimos os processos, pois uma educação integral contempla os aspectos humanos, sociais, ambientais, econômicos e culturais”.
Um sentimento e um compromisso comum, uma expressão peculiar de cada um, mas que nos faz sentir unidos como é uma família.
Por Maria Teresa Pinto, FI
Fonte: www.hijasdejesus.org