SJO | Páscoa da Irmã Dorvalina, Fi

Na data de hoje, despedimo-nos da nossa querida Ir. Dorvalina, Fi, que retorna a casa do Pai, após uma bonita caminhada de labor e doação para e pelos mais necessitados. Tendo plena certeza da conclusão pela opção pelos pobres, à exemplo de Santa Cândida, confortamo-nos em confiar que o abraço de Deus Pai a acolhe e a leva a serenar. Agradecidos pelo carinho, atenção e cuidado com que Ir. Dorvalina nos tratou, durante todos os anos em que esteve conosco, na Obra Social São José Operário, oferecemos uma prece a Deus pelo dom que foi sua vida para todos nós.

Segue abaixo, texto redigido pela Ir. Dorvalina em resposta a um trabalho de educandos do Projeto São José Integral, desenvolvido no de 2016:

Com muita alegria, fui lendo as cartas que vocês nos enviaram. Que surpresa e emoção conhecer um pouco dos sonhos, que a vida transmite nesta carta e por serem agradecidos por tudo! Como é bom saber agradecer a Deus, às irmãs, aos professores, aos funcionários, e as suas famílias, que procuram meios e se esforçam para que tenham uma boa educação.

A oportunidade de poder estudar na SJO. É uma graça de Deus na vida de vocês. Madre Cândida, sempre amou muito os alunos e dizia: “Minha alegria é que venha muitas crianças e jovens as nossas escolas”. E hoje podemos dizer o mesmo: nossa alegria em poder colaborar na formação, no processo educativo de vocês. Acreditamos que o esforço, as sementes que serão lançadas através da educação na vida de cada um, será recompensado no futuro.

Vocês serão melhores, na medida em que irão fazendo experiências do amor de Deus, aprendendo com Ele, a amar a vida, e toda a sua criação, pois de graça recebemos, de graça devemos cuidar do nosso planeta, que é a nossa casa comum.

Como é bonito perceber nas cartas que escreveram para a Madre Cândida, que vocês sabem aproveitar esse ambiente escolar e daqui, sonham com um futuro melhor. “Aproveitem bem o tempo, pois vale uma eternidade”. Ajudem a cuidar do espaço que é de vocês, que é nosso. Estudem muito, participem cada vez mais das oportunidades que lhes são oferecidas.

Hoje, o sonho da Santa Cândida, continua vivo através das Irmãs Filhas de Jesus, dos professores e funcionários, que colaboram diariamente na missão de educar na fé, no respeito, ajudando-os ainda mais a crescer na solidariedade, inseparável do amor cristão. Ter vocês conosco, é viver todos os dias o amor a Deus, o amor ao próximo, o amor á natureza. Eu, especialmente, agradeço a Deus por cada um, cada uma de vocês que, com sua presença, nos fazem mais felizes.

Bom ano letivo!

Um abraço carinhoso.

Ir. Dorvalina, em nome de todas às irmãs Filhas de Jesus.

Ir. Dorvalina

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a