Uma vez constituído a CGXVIII , a Superiora Geral, Maria Inez Furtado de Mendonça, FI , fez o discurso de abertura do mesmo, que teve início na segunda-feira, 22 de Abril. Conforme declarado no Regulamento da Congregação Geral, ela fez um breve resumo do propósito da CGXVIII e as questões que devem ser tratadas.
“Começar a CGXVIII na semana da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo não será simplesmente uma coincidência em nossa história; Sem dúvida, faz parte do plano do Pai que quer nos dizer algo sobre isso “, disse Mª Inez.
Depois disso, fez um tour por todo o processo anterior à Congregação Geral, desde o dia 2 de abril do ano passado à reunião convocada até o momento atual, através da celebração das diferentes Congregações Provinciais: “As Filhas de Jesus, uma vez mais, reunidas para dar vida a este Corpo que vive em um ritmo alternado de congregação-dispersão “.
Uma delas foi a questão que acompanhou este processo , como recordou Mª Inez em seu discurso: “O que você chama de Senhor? “Temos que buscar com alma, vida e coração, e ouvir a resposta do Pai à nossa pergunta. Faremos isso acompanhado por Jesus e iluminado pelo seu Espírito”, disse ele .
“Não nos esqueçamos … estamos reunidos por Jesus, como vida consagrada na Igreja e também como cidadãos do mundo. Todos os dias nós iremos ampliar nossos horizontes e não deixaremos esta casa habitada apenas por nós durante estes dias “, explicou a Superiora Geral, recordando de que a Congregação é o único horizonte desta reunião e esquecendo que é um serviço de igreja no mundo.

 
				 
															


