O novo Governo Geral

Graciela Francovig – Superiora Geral

Conselheiras

1ª Sônia Regina Rosa / Brasil-Caribe

2ª Mª Teresa Pinto /  Espanha-Itália

3ª Thelma Barbarona / Índico-Pacífico

4ª Teresa Li / leste da Ásia

Após dois dias de intensa oração, diálogos e uma atmosfera de discernimento, na quarta-feira, dia 1°, amanheceu frio lá fora, mas muito quente por dentro.

Tivemos a Eucaristia às 9h30, com Orlando Torres sj, que nos ajudou com suas palavras para começar um dia especial. Ele destacou três idéias fundamentais em sua homilia:

A primeira, que a experiência do amor incondicional de Deus é a base da fé da vida cristã.

A segunda, que ao longo do caminho descobrimos nossos limites e o Espírito nos faz ressuscitar de nossos limites, de nossas trevas e de nossas dificuldades.

E a terceira, que precisamos que o Espírito exerça qualquer missão que nos seja confiada, inclusive a do governo.

Ele acrescentou que Ignacio entendeu que o governo é pessoal, espiritual e apostólico.

É pessoal, isto é, implica relações de confiança e transparência;

É espiritual, desde a base do governo é o discernimento, isto é, para acompanhar a vontade de Deus para o povo;

E é apostólica, porque o significado de governo é para a missão, para ser enviado para lá onde podemos promover a maior glória de Deus e o bem de nossos próximos.

Essas palavras nos ajudaram a continuar ouvindo o que Deus queria escolher para ser Superiora Geral da Congregação hoje.

Já na sala, começamos com um tempo de oração, em que invocamos o Espírito para tentar fazer o que Deus quer. Na mesa presidencial, Inês Ma, a irmã mais velha, e a secretária Rosa Espinosa. Após a eleição da nova Superiora Geral, Graciela Francovig, um grande aplauso grato surgiu na assembléia, acolhendo a vontade de Deus. Houve tempo para algumas palavras de Mª Inez Furtado de Mendonça e um abraço de cada uma das eleitoras, fazendo com que a equipe expressasse o que os aplausos expressaram em grupo.

E na capela, enquanto agradecendo a Deus tanto bem recebido: por Graciela, para a sua disponibilidade para o envio recebido, e por Maria Inez, por seu serviço para o corpo nos últimos doze anos, por animar toda a Congregação com generosidade e entusiasmo.

Depois, desfrutamos com a comunidade da Cúria um momento de felicitações e comemorações compartilhadas e de uma refeição com algumas das irmãs da Itália que puderam se reunir.

Mais uma vez terminamos o dia com um coração agradecido e desejamos continuar no discernimento do que Deus quer hoje para as Filhas de Jesus. E agradecendo os parabéns recebidos e nos conhecendo acompanhados por tantas pessoas de todo o mundo.

E no dia 2 de maio, a vez de eleger as conselheiras. Foi um dia muito intenso e uma profunda atmosfera de discernimento.
As seguintes irmãs foram escolhidas como assistência para a Superiora Geral:

Sônia Regina Rosa, do Brasil-Caribe;
Mª Teresa Pinto, da Espanha-Itália;
Thelma Barbarona, do Índico-Pacífico e
Teresa Li, do leste da Ásia.

Após a eleição, demos graças a Deus pelo Governo anterior, assumindo a responsabilidade e o “sim” que através deles podemos dar a cada Filha de Jesus.

Obrigada, Senhor, por tanto bem recebido!

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a