
?Vanderlei Cordeiro de Lima, maratonista olímpico, faz palestra para estudantes e empresários bragantinos, no auditório do IECJ
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional conversou hoje com estudantes do Instituto Educacional Coração de Jesus (IECJ) e com mais de 150 empresários bragantinos integrantes e convidados do Business For Friends, grupo formado para networking, troca de experiências e negócios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em sua apresentação, o maratonista olímpico ressaltou a importância do esporte dentro da escola, parabenizou os professores de educação física por incentivar seus alunos a pratica esportiva e comentou que começou a gostar de correr quando ainda era estudante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Eu sou campeão, mas não cheguei ao topo sozinho. A união, a perseverança, o planejamento, a preparação física e, principalmente, a preparação mental faz de você um vencedor. Ao longo da minha carreira fui cercado de profissionais da área esportiva que me incentivaram e me ajudaram a ser quem eu sou hoje. Em todas as minhas palestras sempre falo a frase: juntos somos mais fortes”, comenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante a apresentação, Vanderlei Cordeiro de Lima traçou sua trajetória para a plateia, contou sobre os momentos de glórias e desafios ao longo de sua carreira e relembrou o dia mais difícil de sua vida na maratona olímpica de Atenas. “Na altura do km 35, a pouco mais de sete quilômetros da chegada no estádio Panathinaiko, fui atacado no meio da rua por um espectador, o ex-padre irlandês Cornelius Horan, que me jogou fora da pista”, relembra. “Naquele momento, não pensei em nada, levantei e coloquei em minha cabeça que tinha que terminar a prova”, ressalta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vanderlei aceitou seu destino com espírito esportivo e continuou até o fim, entrando no estádio olímpico sob a ovação da plateia, fazendo seu conhecido gesto de “aviãozinho” com os braços enquanto cruzava sorridente a linha de chegada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao final do evento, o medalhista olímpico que veio ao IECJ a convite do grupo Business for Friends, gentilmente, tirou fotos com os estudantes, empresários e atletas de renome da região bragantina. Por fim, o maratonista também conheceu a pista de atletismo e o ginásio poliesportivo do colégio.