Ferramentas digitais ajudam estudantes, professores e pais a enfrentarem os dias de isolamento.
Confinamento, isolamento, quarentena, pandemia, Coronavírus. Essas foram as palavras mais faladas nas últimas semanas. Mas em meio ao isolamento social e ao desconhecido, escolas, pais e estudantes vêm descobrindo novas formas de educar e entreter.
Aulas online, aplicativos de exercícios, cursos gratuitos, filmes, livros e séries, tudo feito através das telas do computador, tablets e smartphones. Essas ferramentas digitais têm ajudado pais e filhos a passarem os dias de isolamento social com um pouco mais de leveza.
O isolamento social, que teve início na última semana em quase todo o país, levantou, para muitos, o questionamento sobre o estilo de vida corrido e sobre a necessidade de revisão de valores e da melhor utilização do tempo. Em casa, com a família, as pessoas estão revisando suas prioridades e buscando novas rotinas. Por enquanto, tudo ainda é muito novo e até assustador, mas pais, professores e estudantes estão contando com um grande aliado: a internet.
Ambientes virtuais de entretenimento e aprendizagem já faziam parte da rotina de muitas escolas e empresas Brasil afora, e o papel dessas ferramentas se tornou ainda mais forte nesse momento de crise.
Para muitos especialistas, o importante para manter a serenidade e a tranquilidade das crianças e adolescentes é criar uma rotina de estudos, lazer e descanso. Uma rotina que diferencie os dias de semana dos finais de semana. Pensando nisso, muitas escolas prepararam atividades especiais em ambientes digitais, outras publicaram dicas de como aproveitar esse tempo e muitas empresas de renome passaram a oferecer cursos e atividades de entretenimento.
Rede Filhas de Jesus
Para as unidades da Rede Filhas de Jesus, o bem-estar de alunos, pais e colaboradores é primordial nesse momento. Pensando nisso, elas prepararam dicas e atividades, como sugestões, para enfrentar esse tempo.
Em Minas Gerais, a unidade do CIC-BH disponibilizou sugestões de atividades para as famílias realizarem com as crianças, em casa, no período de paralisação.
A unidade está utilizando a plataforma do Google Classroom para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Já os alunos do 1º ao 3º ano do Fundamental estão recebendo as atividades por e-mail, além de também poderem acessá-las pela plataforma do GVcollege. As atividades não são avaliativas, mas extremamente significativas para os alunos, dando continuidade ao planejamento pedagógico da primeira etapa.
O IEI- Rede Filhas de Jesus/Campinas preparou para a Educação Infantil atividades lúdicas para as crianças fazerem com suas famílias. Além disso, as professoras enviaram arquivos, por e-mail, para cada série, com sugestões de estudos. Já os alunos do Ensino Fundamental I receberam arquivos com atividades pedagógicas para cada dia da semana, além de atividades do programa bilíngue. As atividades propostas envolvem também as famílias.
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, também de Campinas, estão acessando os conteúdos através da plataforma Google Classroom, onde os professores desenvolvem a matéria e passam as atividades online. Todas as atividades pedagógicas são sugestões de estudo e não são obrigatórias.
O IEIC- Rede Filhas de Jesus/ Mogi Mirim preparou Blogs especiais com conteúdo e exercícios para os alunos do Infantil até o 2º ano. Os alunos do 3º ao 9º ano estão recebendo atividades pela plataforma do Google Classroom.
A unidade da Rede Filhas de Jesus de Bragança Paulista, o IECJ, também vem mantendo as atividades dos seus alunos através das plataformas digitais. A Educação Infantil recebeu atividades para fazer em casa. Os alunos do Ensino Fundamental I estão recebendo orientações por e-mail e foram criados grupos no Whatsapp, separados por turmas, para tirar as dúvidas. Para o Ensino fundamental II, Ensino Médio e pré-vestibular foi montado um horário especial para aulas e orientações a distância. Todos os dias, os alunos recebem atividades com o prazo de uma semana para realização. As orientações são passadas via Google Meet ou nas turmas do Google Classroom. Toda semana, os professores entrarão em contato com os alunos em horário pré-definido.
Já os alunos do 6º ao 9º ano da Obra São José Operário, em Belo Horizonte, têm acesso às atividades e aos exercícios pelo site da unidade e nas Redes Sociais.
Mas não são apenas as escolas que utilizam esses meios para auxiliar pais e alunos. Nesse momento, diversas plataformas digitais abriram seus canais para o público.
Treinando o inglês:
Que o inglês deve ser exercitado, diariamente, a gente já sabe. Mas como fazer isso de casa? O CIC-BH encaminhou sugestões de sites para que os alunos continuem a treinar o inglês sem sair de casa. Veja:
–Learn English Kids – British Council
–BBC Learning English – Stories for Children
Para jovens e adultos:
Não são apenas as crianças que devem aproveitar esse período para o aprimoramento e a aprendizagem de novos conteúdos. Diversas plataformas disponibilizaram cursos gratuitos para jovens e adultos. O portal do Guia do Estudante publicou uma lista de cursos bem interessantes. Confira:
Harvard
A renomada universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos (totalmente em inglês) em sua plataforma online para diversas áreas. Entre elas, estão: Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Os cursos podem ser acessados diretamente no site da universidade.
Udemy
A rede abriu mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática. De Excel a aulas mais complexas, como programação para crianças com ferramenta do MIT. Confira os cursos no site da Udemy.
Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 12 cursos online gratuitos com certificação. Os temas são: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Logística de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação. Todos os cursos dão certificado aos alunos. Mais informações no site.
USP
Na plataforma Coursera, é possível achar 17 cursos online disponibilizados pela Universidade de São Paulo (USP). Marketing, ciência da computação, design, biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.
LinkedIn
O LinkedIn liberou gratuitamente o conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas, somando mais de 10 horas de curso. Para acessar o conteúdo, basta ir ao site do LinkedIn e escolher o tópico que você quer estudar.
IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também disponibilizou diversos cursos online de diferentes áreas – a lista completa de opções está no site. Para escolher o curso e se inscrever, acesse o portal de cursos do IFRS.
O mais importante é manter a cabeça ativa, a mente e o corpo saudáveis. Além dessas dicas digitais, aproveite o tempo em família para assistir a bons filmes, jogar jogos de tabuleiro e experimentar novas receitas.
Por Renata Dantas
Gostou desse conteúdo?! Compartilhe esse artigo com seus amigos.
Juntos somos mais!
Leia mais conteúdos em nossas matérias especiais
Leia também:
SAIBA COMO CONTINUAR A PREPARAÇÃO PARA O ENEM DURANTE A QUARENTENA
ENEM 2019: REDE FILHAS DE JESUS CELEBRA O BOM ÍNDICE DOS ALUNOS NA PROVA DE REDAÇÃO
SAIBA COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS