Nesta segunda-feira, 27 de abril, comemoramos 101 anos de páscoa definitiva da Beata Antonita Bandrés Eloségui, carinhosamente conhecida como Antonita.
Relembramos a linda trajetória de uma jovem, que aos 17 anos de idade, decidiu mudar o rumo de sua vida e viver em função de Jesus. A história de Antonita é lembrada com muito carinho pela Congregação das Filhas de Jesus.
A infância
Aos nove anos de idade, Antonita começou a estudar no Colégio de São José da Congregação das Filhas de Jesus, em Tolosa. Não imaginava que a partir daí, sua história tomaria um novo rumo.
Aos onze anos de idade, Antonita fez a sua primeira comunhão e, naquele momento, mesmo sem saber, Jesus havia tocado a sua vida.
O encontro com Santa Cândida
Santa Cândida vivia em Salamanca, mas frequentava constantemente o Colégio de São José, em Tolosa.
Foi em uma dessas visitas ao colégio, que Santa Cândida conheceu Antonita. Ao fixar seu olhar em Antonita, sentiu que ela seria uma Filha de Jesus.
Aos dezessete anos de idade, após participar dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, Antonita decidiu entrar para o noviciado das Filhas de Jesus.
No dia 31 de maio de 1918, aniversário de nascimento de Santa Cândida, Antonita fez o voto de castidade, pobreza e obediência. Infelizmente nos últimos meses de 1918, Antonita já não estava muito bem de saúde. Uma infecção pulmonar agravou o seu estado de saúde.
No dia 27 de abril de 1919, com apenas vinte e um anos, Antonita faleceu. Momentos antes de sua morte, ela realizou os votos perpétuos com a sua superiora.
A beatificação
O Papa João Paulo II, no dia 12 de maio de 1996, beatificou Antonita em Roma, juntamente com a nossa fundadora, Madre Cândida.
Que a bondade de Antonita e o seu olhar amoroso aos mais necessitados, continue nos iluminando e nos inspirando na construção de um mundo mais fraterno e solidário.
Por Simone Rezende
Leia mais conteúdos em nossa página: Matérias Especiais
2 DE FEVEREIRO – DIA DA VIDA CONSAGRADA
2 DE ABRIL – DIA DO ROSARILLO – 151 ANOS DE INSPIRAÇÃO
————————————————————————————————————————————-
CONFIRA NO VÍDEO UM POUCO MAIS SOBRE A VIDA DE ANTONITA