Confira os melhores momentos da Celebração Eucarística pelos 150 anos de fundação da Congregação Filhas de Jesus

N0 dia 8 de dezembro de 2021, a Congregação Filhas de Jesus comemorou 150 anos de vida.
No Brasil, a Congregação realizou uma celebração eucarística na Casa Santíssima Trindade/Belo Horizonte. O evento que foi realizado com toda a segurança e protocolo de saúde que o momento exige, reuniu aproximadamente 200 pessoas. Dentre elas, irmãs, educadores, leigos, missionários e religiosos que fazem parte dessa história.

A celebração contou ainda com a participação do Coral Tourdion, composto por ex-alunos da Obra Social São José Operário/BH, que encantou a todos.

A celebração eucarística também foi transmitida de forma on-line, em tempo real, para toda a família Madre Cândida espalhada pelo mundo inteiro.

A Superiora Provincial da Província Brasil-Caribe das Filhas de Jesus, Sônia Maria Soares da Rocha, FI iniciou o momento celebrativo de encerramento do Ano Jubilar com uma mensagem de agradecimento a toda família Madre Cândida, dispersa no mundo onde a missão se faz presente.
“Celebrar essa história é motivo de gratidão e alegria. Gratidão pela fidelidade de Deus à missão que lhe confiou a Madre Cândida e a nós. Alegria por caminharmos juntos e compartilhar o mesmo carisma”, disse Sônia Maria Soares da Rocha, FI.

Ir. Sônia lembrou o que disse Pe. Herranz a Cândida Maria de Jesus e às suas cinco companheiras em momentos antes da primeira expedição: “Este é um benefício tão singular que Deus lhes fez que nunca saberão agradecer suficientemente. Vocês foram chamadas para serem alicerces da Congregação Filhas de Jesus, que hoje mesmo com este ato, começa a existir na Igreja sob o amparo e divina proteção da Virgem Imaculada, cuja festa celebramos hoje”.

A missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte. Durante a homilia, o Arcebispo Dom Walmor, parabenizou as Filhas de Jesus pelo testemunho e pela coragem em seguir essa linda trajetória, iniciada por Santa Cândida.

Relembrou que a história dos 150 anos da Congregação Filhas de Jesus se cruza com o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e, ressaltou a importância da presença das Filhas de Jesus durante esses anos: “Por isso nos alegramos e damos graças a Deus pelo testemunho dessas mulheres de ouro da Congregação Filhas de Jesus”.

O Arcebispo de Belo Horizonte relembrou ainda os descompassos que nosso país está vivendo e a importância de acolher as dificuldades dos nossos irmãos mais necessitados, neste momento tão difícil: “amar e servir”, destacou Dom Walmor.

“O carisma bonito que Deus inspirou para o nascimento da Congregação Filhas de Jesus é um carisma que ajuda neste caminho com força educativa e alegria de sedução. E que deus lhes dê, queridíssimas Irmãs e a toda Congregação, a graça de continuar por outros 150 anos segurando essa chama para iluminar o caminho da igreja e, ajudar o mundo a se convencer de que, é preciso viver para amar e servir sempre”, finalizou o Arcebispo de Belo Horizonte.

A celebração contou com a participação das Filhas de Jesus e de leigos que estão espalhados pelo Brasil, vivenciando o carisma de Santa Cândida em unidades educativas e comunidades, através de lindos testemunhos de vida.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte da trajetória da Congregação Filhas de Jesus e que também estiveram presentes e participaram desse momento especial.

Que a família Madre Cândida possa continuar vivenciando o carisma iniciado por Cândida Maria de Jesus e compartilhando o dom de amar e servir ao próximo, através da educação cristã.

Confira o vídeo com os melhores momentos da celebração

 

Por Simone Rezende

 

Leia também:

8 DE DEZEMBRO: DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E 150 ANOS DAS FILHAS DE JESUS

 

Mais Posts

Beata Antonita Bandrés: testemunho de fé e entrega na Congregação Filhas de Jesus

Hoje celebramos a memória da Beata Antonita Bandrés Eloségui, carinhosamente conhecida como Antonita. Antonita era uma jovem de coração inquieto e profundamente tocado por Deus. Com apenas 17 anos, decidiu entregar sua vida a Jesus, abraçando com alegria e coragem a missão das Filhas de Jesus. Sua história segue viva e inspiradora para toda a

Outros serviços que apoiam a Congregação Geral XIX

Na sexta-feira, 26 de abril, tomamos conhecimento da situação financeira da Congregação e iniciamos os “Diálogos Familiares”, que nos ajudarão a entender melhor a situação da Congregação. Continuamos a compartilhar a vida que se desenvolve em nossa Congregação Geral XIX. Além das escolhidas para diversos cargos e serviços, há irmãs que, com sua disponibilidade e

Iluminações recebidas durante a Congregação Geral XIX

Durante os dias 23 e 24 de abril, a Congregação Geral XIX recebeu iluminação de três vozes inspiradoras: ✅ José Ignacio Garcia SJ✅ Cristina Inogés✅ Carmen Ros, hns Estas reflexões continuam a nos dispor para abordar com realismo, atitude de discernimento e profundidade os próximos passos da CGXIX. As conversas no espírito que tivemos nos

Abertura da Congregação Geral XIX

Na segunda-feira, 21 de abril, iniciamos a Congregação Geral XIX. Tempo pascal, tempo de consolação, tempo de busca e discernimento partilhados. A CG XIX é um dom e uma responsabilidade. Compartilhamos algumas palavras que nos foram ditas por Graciela Francovig, nossa Superiora Geral, na cerimônia de abertura: “Viemos de uma história de 153 anos, uma

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.