Dia Mundial da Água: tornando o invisível visível

O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser debatido em 2022 é Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível.

 

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março desde 1992. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data com o objetivo de discutir sobre o presente e o futuro desse recurso natural.

Em 1992, quando a ONU deu início a ampliação da discussão sobre o tema, também foi instituída a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é dividida em dez artigos.
Separamos os principais trechos da declaração:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Tornando o invisível visível

A cada ano, a ONU seleciona um tema para abordar durante o ano e, principalmente, para comemorar o Dia Mundial da Água.

Para o ano de 2022 o tema escolhido é “Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível.”

De acordo com a ONU, em 2010 o acesso à água potável e ao saneamento básico foram reconhecidos internacionalmente como um direito humano. Apesar desse reconhecimento, a realidade tem sido bem diferente. Ainda de acordo com dados da ONU, mais de 2 bilhões de pessoas continuam vivendo sem água potável em suas casas.

A água é de extrema importância para o planeta, faz parte do nosso dia a dia, na produção de alimentos, na existência da biodiversidade e na vivência de todos os seres vivos.

O que seria do planeta terra sem água?!
A escassez e o desperdício da água é preocupante no mundo. De acordo com informações da ONU, a crise de abastecimento atingirá aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas, a partir de 2025.

Alguns dados do relatório divulgado pela ONU dão indícios de que, até o ano de 2030, cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo podem ser deslocadas pela intensa escassez de água.

Como economizar água

O desperdício de água está presente na realidade de todo o mundo. Pode parecer simples, mas a realidade é bem complexa. A conscientização começa dentro de casa e, por isso, é de extrema importância reconhecer e se desvencilhar dos hábitos inadequados que estão enraizados no dia a dia.

O primeiro passo é sair do modo automático e observar quais ações da sua realidade colaboram para a escassez de água no planeta.

O segundo passo é identificar esses hábitos inadequados e colocar em prática ações que colaboram para a preservação dos recursos hídricos do planeta.

Separamos algumas dicas práticas que vão ajudar na economia de água:

  • Mantenha a torneira fechada: ao tomar banho ou escovar os dentes, não deixe a torneira aberta sem necessidade.
  • Verifique possíveis vazamentos: fique atento aos sinais de vazamento na sua casa ou no seu trabalho.
  • Atenção com o uso da descarga: evite pressionar o botão por muito tempo. Essa ação já ajuda e muito na economia de água. Não jogue papel no vaso sanitário.
  • Limpe o excesso antes de lavar: ao lavar pratos, talheres e panelas, retire o excesso para evitar o desperdício de água. Quando estiver ensaboando, não deixe a torneira aberta.
  • Reutilize a água da chuva para molhar as plantas: ao invés de usar mangueira para molhar as plantas, reaproveite o uso da água.
  • Fique de olho na caixa d ‘água: verifique se a água não está transbordando.
  • Evite lavar o carro: ao invés de usar a mangueira, use um balde para evitar o uso da água de forma indiscriminada. Faça a manutenção da limpeza com espanador, pano úmido e evite a lavagem do carro toda semana.
  • Não lave uma peça por vez: para que a máquina de lavar roupa não seja usada sem necessidade, não lave uma peça por vez. Junte várias peças de roupas e faça uma única lavagem.

Cada ação importa na preservação dos recursos hídricos no planeta terra. Por isso, abandone hábitos que desperdiçam o consumo de água e adote novos hábitos para a vida.
A responsabilidade é de todos. Faça a sua parte!

 

Por Simone Rezende

 

Leia também:

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – FONTE DE VIDA E SAÚDE

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a