O primeiro encontro internacional de comunicadores das Filhas de Jesus foi realizado com sucesso.
A diferença de idiomas e horários não foi um impedimento para conectar María Teresa Pinto, FI (Conselheira Geral), María Luisa Berzosa, FI e María José Fernández, FI (equipe de comunicação internacional), Mari Carmen Caballero, FI (América Andina ), Teresita Tsai, FI (Ásia Oriental), Yvelisse Tavarez, FI e Simone de Paula (Brasil – Caribe), Crystal Bermejo, FI, Cristina Zimmermann (Espanha – Itália), Nori Márquez, FI e Lee Urea, FI (Indiano – Pacific), Pablo Zimmermann e Beatriz Concejo (FASFI), Pablo Labandeira (Fundação Educacional Jesuítas) e Silvia Rozas, FI (Diretora da ECCLESIA).
Maria Teresa Pinto, Conselheira Geral da área de comunicação “na e da” Congregação foi a encarregada de acolher todos os participantes e iniciar o nosso encontro.
“É a primeira vez que há um encontro internacional sobre o tema da comunicação e cujos destinatários são Filhas de Jesus ou leigos que se dedicam à comunicação, seja por profissão ou por envio, dedicando algumas horas quando possível ou todo o dia.
Isso está nos dizendo que este tema é algo novo, ou pelo menos novo para a Congregação e seu ambiente institucional (FASFI e F. Jesuítas). Na realidade, a Comunicação está presente na Congregação desde o início. Prova disso são as 476 cartas editadas de Madre Cândida.
Desde o início, temos duas perguntas: O que Deus quer da Congregação no campo da comunicação? Como nos ajudar a descobri-lo e realizá-lo?
A reunião continuou colocando rostos nos nomes. Cada um dos participantes se apresentou e compartilhou o que esperava da reunião. Sob a fórmula “Eu ficaria satisfeito se…” objetivos como networking ou criar uma família foram repetidos”.
Depois de um momento de reflexão, cada representante apresentou o projeto de comunicação de cada província e fundação. Espanhol, inglês e português delinearam o processo comunicativo e a forma de trabalho que se realiza em cada lugar.
Desta forma, cumpriram-se os dois objetivos deste encontro: conhecer as pessoas que trabalham na comunicação para a Congregação e iniciar um processo de trabalho em rede.
Maria Teresa encerrou o encontro compartilhando algumas palavras atualizadas que Madre Cândida escreveu em sua carta número 457.
“Eu mantenho todos vocês muito presentes… Digam-me tudo o que quiserem porque os corações de mães e filhas se entendem muito bem, e quanto maior a distância que nos separa, maior a união dos corações. Estamos todos inseridos no coração de Jesus, sob a proteção de nossa Mãe Puríssima, lá nos encontramos todos e, formando uma só alma e coração, trabalharemos com mais frutos e nosso interesse pelo reino crescerá a cada dia, desdobrando-o onde há tantos obstáculos. Que todos conheçam e amem a Deus e sua glória se espalhe através de nós. Adeus, minha filhinha do coração (diz em português, dirigindo-se ao H. destinado ao Brasil: vamos ouvir em nossa língua)- minha filhinha de coração- minha filhinha de coração; lembranças de todos para todos, e ela sabe que sua mãe a ama muito santa, que a abençoa, humilde serva em Cristo. Cândida Maria de Jesus. Com esta mensagem de união e carinho dizemos uns aos outros: “adios”, “goodbye!”, “adeus”.
Fonte: www.hijasdejesus.org