Carta da Superiora Geral, Graciela Francovig – Três anos após a CG XVIII

Partilhamos alguns parágrafos da carta que nosso Superior Geral escreveu às Filhas de Jesus encorajando-nos a agradecer à vida, a escutar Jesus e a descobrir como ser artesãos da paz em nosso mundo.

 

 

Caríssimas Irmãs:

Neste domingo, começamos a terceira semana da Páscoa. Espero que a Páscoa nos mantenha na alegria da ressurreição que desejamos para nós mesmos e para o mundo. A Palavra que nos é oferecida na liturgia de hoje nos convida a escutar Jesus, dizendo-nos onde lançar nossas redes. Que esta seja a dinâmica da vida religiosa, quando queremos redescobrir nossa identidade sinodal: ouvir o Senhor, escutá-lo atentamente a todos, ver onde temos que nos mover, onde temos que olhar e onde temos que caminhar. É o Senhor a quem queremos seguir e é Sua voz que queremos ouvir em meio à turbulência de nosso mundo. Temos a certeza de que Ele não nos abandona e caminha conosco.

Agradeçamos juntos ao Senhor pelo que temos vivido nestes três anos. A pandemia eclodiu em todo o mundo no início do período de seis anos. As mortes nos atingiram, as de nossas irmãs, famílias, amigos, de toda a humanidade. Quando, após quase dois anos, as vacinas estão aparecendo e parece que estamos saindo desta situação, ficamos surpresos com esta guerra na Europa, estridente por causa de sua proximidade geográfica com uma parte da Congregação, por causa das consequências econômicas previsíveis para muitos povos e por causa da ameaça que ela pode ser para o mundo inteiro. Juntamo-nos a ele também em outros lugares que estão em guerra.

Aproveitemos estas situações. A pandemia nos revelou a fragilidade de nosso tempo, com tanto progresso em tantos campos e ao mesmo tempo em tão aberto. Revelou o egoísmo dos indivíduos e dos povos, bem como a solidariedade, a generosidade e a fraternidade. Onde e como vamos nos encontrar?

As guerras têm um impacto sobre nós. É difícil para mim pensar que os seres humanos não respeitam a vida de outras pessoas e outros povos e que se matam uns aos outros como estão fazendo… Sem querer cair no simplismo, chego à conclusão de que os seres humanos acham muito difícil viver juntos ou não sabem como viver como uma civilização pacífica em busca do bem comum, o bem de todos. A paz, este grande presente, é difícil para nós descobrirmos, para trabalharmos nela a partir de dentro de nós mesmos e para construí-la.

Fratelli Tutti, a última carta do Papa Francisco, é uma confirmação desta realidade. A necessidade sentida de nos chamarmos de irmãos e irmãs fala do fato de que estamos tendo muita dificuldade em viver desta maneira. Quantas vezes dizemos que a vida religiosa tem que ser contra-cultural e revelar algo diferente, com um sabor evangélico. Como vivemos a paz, a união entre nós e com os outros? Estamos preocupados em ser artesãos de paz, geradores de comunhão, mulheres reconciliadas e reconciliadoras? Façamos a nós mesmos estas perguntas juntamente com o Senhor e permitamos que Ele nos revele nossa verdade. E, em qualquer caso, peçamos a graça da conversão.

Há três anos, em um dia como hoje, foi celebrada a eleição do Superior Geral, e no dia seguinte, a eleição dos Conselheiros. Estamos exatamente no meio deste período de seis anos e nos parece que é um momento propício para agradecer, para lembrar o que temos vivido desde 2019 e o processo que estamos passando.

É também um momento para tomar nosso pulso, para avaliar alguns aspectos de nossa vida, para levar em conta a revisão que a própria Determinação nos pede. Confiamos que o Espírito Santo nos ajudará a ser fiéis à tradição, inspirando-nos com muitas coisas novas e ajudando-nos a vislumbrar para qual vida consagrada estamos caminhando hoje, o que melhor mostra que Deus está no meio de seu povo e que passos precisamos dar (Det. 18). Estamos preparando algum material para realizar este “exame” e para avançar no caminho. Enviá-lo-ei no devido tempo com um pequeno calendário de trabalho.

 

Por Graciela Francovig, Superiora Geral

 

Texto publicado no dia 8 de maio de 2022 no site internacional: www.hijasdejesus.org

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a