O Dia do Sagrado Coração de Jesus é comemorado na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi.
As Filhas de Jesus dedicam o mês de junho ao Sagrado Coração de Jesus, devoção especial de Santa Cândida Maria de Jesus.
Em seu grande amor ao Sagrado Coração de Jesus, Santa Cândida orienta as Filhas de Jesus a renovar seus votos perpétuos por devoção, e dedicar este dia a confiar, orar e celebrar a fé.
“Este mês também é muito bonito, pois, como sabes, está consagrado ao Sacratíssimo Coração de Jesus; não deixes de honrá-lo em tudo o que possas, unindo-te às intenções de seu Divino Coração, para desagravá-lo de tantas ofensas que recebe de tantos que contristam e apenam seu Coração Santíssimo. Amemos-lhe muito, como Ele nos ama, minha filha, e nele encontraremos a verdadeira felicidade que é o que te deseja tua madre, que muito te ama em Jesus”. (CMF, 419)
Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é celebrar o amor ágape, amor incondicional, amor capaz da doação plena. Jesus é a encarnação do amor do Pai. Deus amou tanto os seres humanos que enviou seu próprio Filho para que, tornando-se humano, trouxesse a salvação para toda a humanidade. Foi pela encarnação do Cristo que a vida humana foi redimida, por puro amor.
Ao celebrarmos o Sagrado Coração de Jesus, reflitamos sobre o amor misericordioso de Deus que encarnou seu Filho na humildade da condição humana para iluminá-la com sua graça. Reflitamos sobre o amor compassivo de Jesus que se entregou à morte para nos entregar a plenitude da vida, a salvação eterna. Reflitamos que tudo isso só irá se concretizar plenamente se nós nos deixarmos transformar pelo fogo desse Divino Amor.
E, como disse Santa Cândida: “Unamo-nos sempre a Jesus refugiando-nos em seu Santíssimo Coração, que com tanta doçura nos convida a que o amemos”. (CMF, 188)