CIC-LEO – Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

O Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, apoia esse gesto de amor e solidariedade.
O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa.

Durante todo o mês de junho, a campanha Junho Vermelho, fica em foco com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

O Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, está sempre comprometido com as campanhas que envolvem a solidariedade e o amor, pois, como educadores, acreditamos que o conhecimento e a conscientização salvam vidas. As colaboradoras do Polo Agostinho Pestana, Rosângela e Marisa estiveram em nossa escola conversando com os alunos do Ensino Médio e com os educadores sobre a importância desse ato de generosidade e esse encontro rendeu frutos com o projeto “Doadores do Futuro”.

Assim, sábado, dia 02/07, alguns educadores e alunos, com a autorização de suas famílias, estiveram no Polo de Saúde Agostinho Pestana e doaram sangue. Foi a concretização deste gesto que nos faz sentir como “super heróis” salvando a vida de tantas pessoas.

:: Quem pode doar?
A princípio, os voluntários que fazem a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. Não tem risco nenhum para a saúde do doador, pois tudo é muito bem organizado e visando a saúde e o bem-estar do doador.
As doações acontecem nas quintas-feiras, no Polo anteriormente citado, das 8 h às 16 h.

:: Alguns depoimentos
“Doar sangue é único. Me faz muito bem e eu realmente espero poder ajudar mais e mais pessoas! É um gesto muito simples, mas de muita importância! Seja um doador também!”
Maíla – Assistente de pastoral

“Doar sangue para mim foi uma experiência muito nova e como tudo que é novo na vida, causa medo e ansiedade. Apesar do nervosismo e quase querer voltar atrás com a ideia, foi um momento único e me fez ter o coração quentinho, porque doar uma coisa sua para salvar vidas e ainda mais de quem você não conhece, te deixa muito feliz e realizado e se sentindo mais perto de Deus.”
Giovanna Marques Carvalho – 3o ano EM

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a