Fragmentos da Visita Canônica ao Brasil

No dia 9 de agosto comecei uma viagem em Salamanca que terminaria no dia seguinte em Belo Horizonte. Era inevitável imaginar aquela feita pelas primeiras Filhas de Jesus a Pirenópolis há mais de cem anos, em condições muito diferentes.

É um prazer ouvir Cassia Lara N. de Araújo, leiga, Coordenadora Educacional da Rede Filhas de Jesus da Região Brasil. Cassia disse que “a acolhida é nossa característica, realmente”; “cada pessoa é importante”; “o que fazemos é acompanhar”; “uma escola de pastoral não é o mesmo que uma escola com atividades pastorais, é aquela que evangeliza em todos os espaços e em todos os momentos”.

Pode-se ver o impacto positivo da Assembleia Regional. Não pude encontrar as Irmãs do Nordeste, seu alcance pastoral, uma realidade tão diferente… Tampouco pude ir a Montes Claros, embora seu afeto também me atingisse. O encontro com a Obra Social N. Sra. de Fátima deve ter sido um momento muito agradável.

Graciela terminou sua visita à Comunidade da Santíssima Trindade-Céu Azul com a reunião da comunidade e eu me juntei a ela em sua visita, embora continuássemos a desfrutar da calorosa acolhida destas irmãs até partirmos para Leopoldina. Não perdemos a saudação ao Arcebispo, D. Walmor Oliveira de Azevedo, que nos recebeu com detalhes e carinho pela Congregação.

Depois veio o encontro com as irmãs da casa dos idosos, Nazaré. Uma vocação profundamente enraizada, serenidade, cuidado mútuo, ternura, são palavras que expressam o que se vê. O final culminou com o encontro, a Eucaristia e a ceia compartilhada.

Dois dias foram dedicados ao Escritório Central (escritórios da Região). No segundo, tivemos a oportunidade de conversar com o pessoal que coordena a equipe e toda a rede.

Leopoldina tem seu charme: uma cidade pequena e tranquila, onde ao final do domingo as pessoas dançam em uma praça. A celebração da Palavra na Catedral, onde rezamos diante dos restos mortais de M. Vicenta Guilarte; a Eucaristia no santuário de São José Operário, uma comunidade eclesial acolhedora. Tivemos um encontro verdadeiramente fraterno com o bispo Edson Oriolo dos Santos. E a presença no Colégio Imaculado, tão bem cuidada, fez com que o dia fosse intenso. Esta comunidade tem outra casa no Rio de Janeiro. Estamos no final desta etapa, tendo visitado também o Centro Popular de Educação e Assistência Social Stella Maris.

Há um momento que desfrutamos intensamente por causa da harmonia e da união sincera que sentimos com toda a Congregação: a reunião da comunidade com a Superiora Geral é uma ocasião privilegiada para aprofundar, mais uma vez e de maneira diferente, no CG XVIII e em seus Apelos e naquele desejo permanente de M. Cândida de que sejamos “verdadeiras Filhas de Jesus”.

 

María Teresa Pinto FI.
Conselheira Geral.

 

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.