Reuniões da equipe internacional

A Equipe Internacional de Educadores e a Equipe Internacional de Comunicadores das Filhas de Jesus se reuniram para continuar trabalhando em suas respectivas áreas e para promover cada área dentro da Congregação.

 

REUNIÃO DA EQUIPE INTERNACIONAL DE EDUCADORAS

Cassia Lara, Petra Wu FI, Rosalie Idulsa, María Teresa Pinto FI, Elena García de la Cera, Angenita Gallo FI e Gemma Dogiles FI formam esta equipe de trabalho que, com a ajuda de Anna Cinco FI na tradução, se reuniu pela quinta vez para discutir o Pacto Global de Educação.

 

Teresa Pinto nos fala sobre este encontro:

Temos diante de nós o Chamado a “Promover a união e articulação, em nível universal, dos educadores nas escolas que seguem o caminho educativo de Madre Cândida, para refletir sobre os desafios educativos que o mundo atual nos coloca e projetar caminhos para o futuro…”. Compartilhamos o que significou para nós participar do Seminário sobre Educação da USG-UISG: “O impulso do Pacto Global pela Educação”. Situação atual e perspectivas de futuro”. Olhar para suas propostas é olhar para a missão da escola hoje e os desafios que nosso mundo lhe apresenta, mas também é muito mais.

A Congregação aderiu ao Pacto por ocasião da celebração do Encontro de Educadores para o 150º aniversário de sua fundação e podemos usar seu logotipo. Desde então, temos o Guia, com nosso logotipo também, e com algumas palavras de nosso Superior Geral na contracapa. Graciela nos encoraja a participar, nossos horizontes são ampliados. Mas precisamos do compromisso de cada Centro, de seus educadores e funcionários. É essencial saber que a consequência de nossa adesão não será o aumento da atividade do Colégio. Isto nos encoraja porque aqueles que estão na escola sabem bem o fardo que carregam todos os dias.

Também aqui se trata de “nos tornarmos disponíveis”, de abrir nossos corações e nossos olhos para o que está acontecendo no mundo e em nosso ambiente e, ao mesmo tempo, para o Pacto com suas sete perspectivas. Desde o início, é uma questão de olhar e sentir se a atividade, o currículo, o ambiente, as relações que temos, estão de acordo com o que se pretende melhorar nosso mundo ou, francamente, não. “Nem tudo é pacto”, compartilhamos no Seminário.

O desejo de saber mais sobre o Pacto Global de Educação está crescendo! Você não precisa estar em uma escola para isso! Convidamos as Filhas de Jesus, também os leigos ao nosso redor que não são educadores por profissão, a conhecê-lo e torná-lo conhecido, a ver o quanto de bom sai dele para um mundo tão instável hoje e para suas gerações mais jovens.

 

REUNIÃO DA EQUIPE INTERNACIONAL DE COMUNICADORES

Por sua vez, os comunicadores de diferentes províncias, da FASFI e da Fundação Jesuíta de Educação da Espanha, reuniram-se para compartilhar o que está acontecendo na comunicação da Congregação em nível geral e as notícias que virão nos próximos meses.

Estiveram presentes:

Simone Rezende (Brasil), Cristina Zimmermann (Espanha-Itália), Pablo Labandeira (F.E. Jesuitinas), e as Filhas de Jesus Teresita Tsai e Mariví Eceizabarrena ajudando na tradução (de Taiwan), Nori Márquez e Crystal Bermejo (das Filipinas), e Ana Apolonia Mendoza (Pola) da América Andina.

Este grupo formará a Equipe Internacional de Comunicação junto com as três pessoas que estão encarregadas da comunicação internacional do dia a dia: Beatriz Concejo (leiga e também responsável pela comunicação na FASFI), Ana Mª Baeza (que substitui Mª Teresa Pinto como ligação com o Governo Geral) e Mª José Fernández (coordenadora).

Por enquanto não lhe diremos mais, mas deixamos algumas perguntas que o convidamos a tentar responder: Nossos sites e redes sociais mostram o que somos, dizem claramente onde estamos e o que fazemos, projetam a imagem de Deus Pai em quem acreditamos, despertam Jesus no coração daqueles que nos lêem…?

Nós, comunicadores, descobrimos que queremos dizer a nós mesmos a partir de nossa essência e, para isso, precisamos trilhar um caminho juntos. Você vai se juntar a nós?

Em breve você terá mais notícias nossas e dos projetos em que estamos trabalhando.

 

 

Fonte: HIJAS DE JESUS

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a