Educação Católica: Acolhimento, olhar humano, alegria!

“Vivemos na era do conhecimento e precisamos ter em nosso horizonte a construção de um mundo de paz, justiça e fraternidade alcançado através da formação de pessoas capazes de fazer a diferença”.

 

 

O ano de 2022 traz um marco importante para a Educação, pois embora ainda “vivendo” em tempos pandêmicos, todas as atividades presenciais foram retomadas com segurança e reforçando a qualidade que sempre foi a tônica da Rede Filhas de Jesus.

Todo projeto de sociedade passa pela oferta de uma educação de qualidade. Por isso, o Papa Francisco nos convida a assumirmos um compromisso por um Pacto Global pela Educação, colocando a pessoa no centro de todo processo educativo, voltado para formar a cabeça, o coração e as mãos, ou seja, para ajudarmos a todos os estudantes a aprenderem a aprender, a aprenderem a ser , aprenderem a conviver e a aprenderem a fazer.

 

 

Vivemos na era do conhecimento e precisamos ter em nosso horizonte a construção de um mundo de paz, justiça e fraternidade alcançado através da formação de pessoas capazes de fazer a diferença desenvolvendo habilidades que sejam essenciais para o século XXI , tais como comunicação, trabalho em equipe, colaborativo e multidisciplinar, resolução de problemas, pensamento crítico, gestão de projetos, aplicação da tecnologia, liderança, criatividade, inovação, profissionalismo e ética, dentre tantas outras.

Consciente da importância de ter esse compromisso, a CNBB colocou a educação em foco na Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema Fraternidade e Educação, com o lema Fala com sabedoria, ensina com amor, objetivando promover diálogos que, à luz da fé cristã, proponham caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

 

 

Temos em Santa Cândida, mais do que a fundadora de uma congregação, mas uma mulher inspiradora que, à frente de seu tempo, abraçou a educação como meio para a construção do Reino, criando indicativos para que na posterior elaboração do “Nosso Modo Próprio de Educar” todas as escolhas que defendeu em favor da vida fossem representadas em uma filosofia educacional atenta aos sinais de cada tempo e lugar. Todo seu projeto de educação parece ter sido estabelecido para o mundo atual e trará inspiração por mais 150 anos!

 

Por Cássia Lara Neves de Araújo
Coordenadora Educacional Rede Filhas de Jesus. Pedagoga e Historiadora, especialista em diversas áreas de aprendizagem e desenvolvimento psicoeducacional, especialista em Gestão de Escolas e MBA em Liderança e Gestão Educacional.

 

LEIA TAMBÉM:

A INTERNET DO COMPORTAMENTO E A EDUCAÇÃO 5.0: UMA COMBINAÇÃO PARA ALÉM DO CONTEÚDO

QUANDO O ASSUNTO É ADOLESCÊNCIA

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

A RECEPÇÃO FEMININA DA ESPIRITUALIDADE INACIANA: CÂNDIDA MARIA DE JESUS E SUA ATUAÇÃO NO CAMPO EDUCATIVO

Mais Posts

Beata Antonita Bandrés: testemunho de fé e entrega na Congregação Filhas de Jesus

Hoje celebramos a memória da Beata Antonita Bandrés Eloségui, carinhosamente conhecida como Antonita. Antonita era uma jovem de coração inquieto e profundamente tocado por Deus. Com apenas 17 anos, decidiu entregar sua vida a Jesus, abraçando com alegria e coragem a missão das Filhas de Jesus. Sua história segue viva e inspiradora para toda a

Outros serviços que apoiam a Congregação Geral XIX

Na sexta-feira, 26 de abril, tomamos conhecimento da situação financeira da Congregação e iniciamos os “Diálogos Familiares”, que nos ajudarão a entender melhor a situação da Congregação. Continuamos a compartilhar a vida que se desenvolve em nossa Congregação Geral XIX. Além das escolhidas para diversos cargos e serviços, há irmãs que, com sua disponibilidade e

Iluminações recebidas durante a Congregação Geral XIX

Durante os dias 23 e 24 de abril, a Congregação Geral XIX recebeu iluminação de três vozes inspiradoras: ✅ José Ignacio Garcia SJ✅ Cristina Inogés✅ Carmen Ros, hns Estas reflexões continuam a nos dispor para abordar com realismo, atitude de discernimento e profundidade os próximos passos da CGXIX. As conversas no espírito que tivemos nos

Abertura da Congregação Geral XIX

Na segunda-feira, 21 de abril, iniciamos a Congregação Geral XIX. Tempo pascal, tempo de consolação, tempo de busca e discernimento partilhados. A CG XIX é um dom e uma responsabilidade. Compartilhamos algumas palavras que nos foram ditas por Graciela Francovig, nossa Superiora Geral, na cerimônia de abertura: “Viemos de uma história de 153 anos, uma

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.