A essência do trabalho em equipe

A importância da vivência dos valores com os colaboradores

 

Uma empresa é construída por histórias, pessoas, sentimentos, emoções, mas antes de tudo, por valores. Os valores que sustentam a missão são pilares fundamentais, que formam a essência da cultura organizacional. Por trás do trabalho de cada pessoa, há um propósito muito maior: por que fazemos o que fazemos?

O que de fato conecta os colaboradores a uma empresa são os valores que estão dentro da instituição e são transmitidos para as pessoas. Esses valores, quando são sólidos, constituem a base da sinergia que permeia todas as ações desenvolvidas na instituição, que são claramente percebidas, vivenciadas e transmitidas para todas as pessoas que estão conectadas nesse processo, afinal, incentivar a vivência dos valores da empresa com os colaboradores é a melhor maneira de trabalhar em prol de um propósito.

A sinergia dos valores é potencializada pela troca constante de informações e pelo trabalho em equipe. Quando os colaboradores se sentem acolhidos, sabem que suas vozes são ouvidas e que suas ideias são valorizadas, eles se sentem incentivados a contribuírem de forma mais ativa e efetiva.

Quando os colaboradores se sentem conectados e acreditam nos valores da empresa, conseguem colocar em prática as ideias e atitudes que vivenciam, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Nenhum valor se sustenta somente na teoria, os valores são construídos e firmados com bons exemplos, como disse Santa Cândida, “o exemplo é o ensinamento mais eficaz”.

 

Os valores da Rede Filhas de Jesus são vivenciados no dia a dia das escolas.

 

A Rede Filhas de Jesus, instituição centenária, tem como alicerce os valores construídos pela fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus, que continuam vivos e adequados ao tempo atual. Por isso, é tão importante revisitar os valores constantemente, valorizar, comunicar, conversar, propor ações em comunhão com os colaboradores e, principalmente, ter uma escuta atenta aos anseios e aos sentimentos, afinal, as pessoas são as protagonistas da Instituição.


Olhar atento ao colaborador

O acolhimento é feito por pessoas: pessoas que priorizam o diálogo, a solidariedade e, claro, a alegria. Em cada movimento, em cada gesto, em cada conversa, identificamos esses os valores, expressos em atitudes e ações. A acolhida, a solidariedade, o diálogo e a alegria, foram os valores escolhidos para serem trabalhados durante o ano.

É nessa realidade, que desenvolvemos algumas ações para que os colaboradores pudessem se sentir ainda mais pertencentes à comunidade, assumindo, de fato, os valores para além de suas atividades.


Diálogo: construindo pontes de comunicação

O diálogo é a ponte que conecta as pessoas em um ambiente colaborativo. Ele permite a troca de ideias, a liberdade de se expressar. Na Rede Filhas de Jesus, o diálogo é valorizado em todas as suas formas: das conversas informais às reuniões formais.

Como incentivo ao diálogo, foi criado o canal da Ouvidoria, um canal de comunicação com as famílias, responsáveis, alunos, educadores, para acolher as sugestões e compartilhar diferentes perspectivas.

Ao cultivar uma cultura de diálogo aberto e respeitoso, a Rede estimula a construção de relacionamentos sólidos, baseados na confiança mútua. Essa prática fortalece o trabalho em equipe e desenvolve um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas ideias.


Solidariedade: fortalecendo a responsabilidade social

A solidariedade, um dos pilares fundamentais da Rede Filhas de Jesus, faz parte da missão educativa: levar educação de qualidade a todos, principalmente aos que mais precisarem. Através de projetos sociais, a Rede busca promover a justiça social e a igualdade de oportunidades.

O boletim social “Solidariedade, nós temos” foi desenvolvido para apresentar as obras sociais e as parcerias com instituições filantrópicas, que integram um propósito muito maior. Ao fazer parte da história da Rede Filhas de Jesus, seja como colaborador, educador, aluno ou família, você contribui para que essas ações possam ser colocadas em prática com muita dedicação e respeito.


Acolhida: conexão com as pessoas

A acolhida é um dos valores mais percebidos em nossa realidade, vivenciada com atitudes. A acolhida é praticada com calor humano, atendimento humanizado, compreensão e com a aceitação das diferenças, permitindo que as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Em todos os processos de evolução pelos quais a Instituição já passou, as pessoas sempre tiveram um papel fundamental. Anualmente, são realizadas pesquisas internas e externas, para que a multiplicidade de ideais seja acolhida, proporcionando um ambiente de apoio para que cada um possa ser ouvido.


Alegria: o brilho nos olhos por fazer acontecer

O valor da alegria é vivenciado em muitos e em diferentes momentos. A alegria é contagiante e transformadora. Ela motiva as pessoas a superarem desafios, a enfrentarem obstáculos com coragem e a celebrarem juntas as conquistas alcançadas. Ao promover um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, a Rede inspira todos a fortalecerem vínculos, a engajarem-se e a dedicarem-se com entusiasmo.

Os valores aprendidos e vivenciados extrapolam o âmbito educativo. Ao acolher, dialogar, praticar a solidariedade e nutrir a alegria, as pessoas são tocadas pela missão de dar vida aos demais, estando abertas para receber e apoiar quem necessita, sabendo colocar-se no lugar do outro e viver como humanidade.


Por Simone Rezende
Analista de Marketing da Rede Filhas de Jesus
Jornalista, com MBA em Marketing e Vendas.

 

LEIA TAMBÉM:
REVISTA EM REDE 2023

Mais Posts

Beata Antonita Bandrés: testemunho de fé e entrega na Congregação Filhas de Jesus

Hoje celebramos a memória da Beata Antonita Bandrés Eloségui, carinhosamente conhecida como Antonita. Antonita era uma jovem de coração inquieto e profundamente tocado por Deus. Com apenas 17 anos, decidiu entregar sua vida a Jesus, abraçando com alegria e coragem a missão das Filhas de Jesus. Sua história segue viva e inspiradora para toda a

Outros serviços que apoiam a Congregação Geral XIX

Na sexta-feira, 26 de abril, tomamos conhecimento da situação financeira da Congregação e iniciamos os “Diálogos Familiares”, que nos ajudarão a entender melhor a situação da Congregação. Continuamos a compartilhar a vida que se desenvolve em nossa Congregação Geral XIX. Além das escolhidas para diversos cargos e serviços, há irmãs que, com sua disponibilidade e

Iluminações recebidas durante a Congregação Geral XIX

Durante os dias 23 e 24 de abril, a Congregação Geral XIX recebeu iluminação de três vozes inspiradoras: ✅ José Ignacio Garcia SJ✅ Cristina Inogés✅ Carmen Ros, hns Estas reflexões continuam a nos dispor para abordar com realismo, atitude de discernimento e profundidade os próximos passos da CGXIX. As conversas no espírito que tivemos nos

Abertura da Congregação Geral XIX

Na segunda-feira, 21 de abril, iniciamos a Congregação Geral XIX. Tempo pascal, tempo de consolação, tempo de busca e discernimento partilhados. A CG XIX é um dom e uma responsabilidade. Compartilhamos algumas palavras que nos foram ditas por Graciela Francovig, nossa Superiora Geral, na cerimônia de abertura: “Viemos de uma história de 153 anos, uma

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.