No dia 2 de abril de 1869, uma Sexta-feira Santa, Juana Josefa rezava como de costume na Igreja do Rosarillo, diante do altar onde contemplava a Sagrada Família e a Santíssima Trindade. Seu olhar fixava-se em Jesus Cristo quando, de repente, uma forte inspiração tomou conta de seu coração: seguir o caminho do Filho de Deus.
Naquele instante, compreendeu com clareza sua missão: fundar uma nova Congregação com o nome Filhas de Jesus, dedicada à salvação das almas por meio da educação e da formação da infância e da juventude. Convicta de sua escolha, sentiu que, como eleita de Deus, deveria assumir um novo nome: Cândida Maria de Jesus.
“Sozinha, nada. Porém, com Deus, tudo posso.”
Nos dias que se seguiram, participou da missa celebrada pelo Padre Herranz. No momento da consagração, ele teve a nítida sensação de ouvir uma voz que lhe dizia: “Esta é a escolhida por mim para ser a fundadora de uma Congregação Religiosa.”
Dois anos depois, em 8 de dezembro de 1871, a inspiração se concretizou: nascia a Congregação das Filhas de Jesus.
Uma trajetória que começou na Espanha, diante do altar do Rosarillo, e se espalhou pelo mundo, levando adiante o legado de fé, educação e santidade de Santa Cândida Maria de Jesus.



