A pedagogia das pequenas coisas

Onde tem uma religiosa “Filhas de Jesus”, estaremos diante de um dinamismo apostólico que busca estar atento aos sinais do tempo e da realidade.

Sejam nas escolas, obras sociais, comunidades e demais realidades onde possam estar presentes, elas levam consigo ingredientes seculares e um jeito muito próprio de ser e escolher caminhos.
Mas não ousaria falar delas, e sim, de nós com elas.

Minha mirada é de alguém que já foi colaboradora formal junto à Rede Filhas de Jesus, mas partilha de sentimentos e impressões de toda comunidade educativa, moradores das periferias, estudantes, ex-alunos e alunas, funcionários que já estão aposentados, Missionários Madre Cândidas e cada um que teve e tem oportunidade de fazer parte dessa trajetória.

Ao acompanhar, de perto ou de longe, de dentro ou à distância, virtual ou presencialmente, sabemos que as Filhas de Jesus sabem conservar o que há de valoroso, mas também sabem que o percurso educativo exige uma contínua atualização de conhecimento e habilidades para acompanhar as mudanças da vida e não se intimidam diante do novo.

Aprendemos todos, algo muito peculiar nesses diferentes níveis de convivência que estabelecemos com a Congregação e a Rede de Educação Filhas de Jesus: – a convicção de que qualquer nível de convivência deve expressar os valores cristãos que se pretende transmitir, criando um ambiente muito acolhedor em qualquer lugar do mundo que estejamos.

Assim sendo, o que experienciamos junto às Filhas de Jesus extrapola os muros das Escolas, as comunidades, os territórios e invade nosso olhar, nossas escolhas e nosso jeito de ver o mundo.
Marca profundamente, também, a ideia de que, além de um ambiente educativo colaborativo pleno de valores cristãos e de fé, seja lá onde for, devemos estar atentos a cada pessoa. E isso é muito mais que enxergar todo mundo, é enxergar cada um, cada uma.

A capacidade despertada em nós, de dirigir um olhar atento a cada pessoa e sua circunstância, fomenta o crescimento com liberdade, dignidade e cooperação, ferramentas fundamentais para transformar a realidade.

Para qualquer coisa acontecer, há sempre o despendimento de tempo, energia, amabilidade e bondade. E é na sutileza e na simplicidade das iniciativas desejadas e realizadas que a magia acontece.

Onde quer que estejamos, fazendo pequenas coisas, lançamos sementes para mudar o mundo, para transformar nossas realidades na maioria das vezes, tão desigual.

O estilo educativo das Filhas de Jesus, há mais de 150 anos, vem nos oferecer uma chave de leitura para ser e estar no mundo:

– A pedagogia das grandes pequenas coisas.

(Qualquer semelhança com o conteúdo do NOSSO MODO PRÓRPIO DE EDUCAR, não é mera coincidência)

Por Maria José Brant (Deka)
Assistente Social, Mestra em Gestão Social, Missionária Madre Cândida

 

LEIA MAIS EM MATÉRIAS ESPECIAS

Leia também:

CARTA IMAGINÁRIA PARA MADRE CÂNDIDA

O NOSSO MODO PRÓPRIO DE EDUCAR E A EDUCAÇÃO CATÓLICA

Mais Posts

Rede Filhas de Jesus participa do Seminário Nacional de Pastoral Escolar – ANEC Brasil

O Seminário Nacionalde Pastoral Escolar promovido pela Anec Brasil, realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, foi uma verdadeira celebração de espiritualidade, partilha e formação pastoral. Com mais de 170 participantes, o evento contou com momentos marcantes, como celebrações eucarísticas; palestras sobre o

Encontro anual de coordenações da Rede FI

Os coordenadores pedagógicos e administrativos da Rede Filhas de Jesus se reuniram, nos dias 18 e 19 de setembro, para o Encontro Anual de Coordenações FI. O primeiro dia foi marcado por reflexões sobre trabalho em equipe, Liderança, Carisma das Filhas de Jesus, Identidade das escolas FI, Sustentabilidade Financeira e Experiência do Cliente. Na ocasião,

Rede Filhas de Jesus marca presença no 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu, na Faculdade Santa Marcelina, o 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional. O evento foi promovido pelo Setor de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil, sob a coordenação da irmã Neuza Santos, assessora de comunicação da CRB. Durante o congresso, foram discutidos diversos temas relevantes para

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.