FUNDADORA

Uma trajetória de fé e a certeza de que a compaixão e a educação cristã são fundamentais para a transformação do mundo

Cândida Maria de Jesus, que tinha por nome de batismo Juana Josefa Cipitria y Barriola, nasceu em Andoain – Espanha, no dia 31 de maio de 1845. Nasceu em uma humilde família de tecelões. Sendo ainda muito jovem, deixou sua terra natal para trabalhar como doméstica em casas de famílias, com o objetivo de colaborar com a renda familiar.

Tinha uma grande sensibilidade para com os mais necessitados. Por isso, mesmo correndo o risco de ficar sem trabalho, dizia: “Onde não há lugar para meus pobres, também não há lugar para mim”.

O desejo de realizar a vontade de Deus era o grande objetivo de sua vida. No dia 2 de Abril de 1869, rezando, na Igreja “Rosarilho” em Valladolid-Espanha, diante do altar da Sagrada Família, pediu, mais uma vez, que Deus deixasse claro para ela qual era a sua vontade. Viu claramente o que Deus queria dela: “Fundar uma congregação com o nome de Filhas de Jesus, dedicada à salvação de almas, por meio da educação cristã e instrução de crianças e jovens”.

Foi em Salamanca-Espanha, no dia 08 de dezembro de 1871, quando, com outras cinco jovens, iniciou sua aventura. Tinha apenas a confiança que brotava da certeza de que esse era o projeto de Deus: “Deus o quer”. Desta maneira, e com o nome de Cândida Maria de Jesus, esta mulher simples, pobre, de pouca instrução e com poucos recursos materiais, fundou a “Congregação das Filhas de Jesus” dedicada a educação cristã das meninas, em uma das cidades universitárias mais importantes do século XIX.

A exclusão das mulheres e das classes menos favorecidas do acesso à educação motivou Madre Cândida a iniciar este caminho. Logo depois da fundação, a Congregação se estendeu por toda a Espanha. Mais tarde, no dia 3 de Outubro de 1911, enviou seis Filhas de Jesus com destino ao Brasil, tornando realidade seu sonho: “Ao fim do mundo iria eu em busca de almas”.

No dia 9 de agosto de 1912, Madre Cândida morreu, em Salamanca-Espanha. Fez da sua vida uma constante entrega à vontade de Deus.
Por isso, ao morrer, diz: “estou tranquilissimamente tranquila”.

Foi beatificada em 12 de maio de 1996 pelo Papa João Paulo II, e canonizada no dia 17 de outubro de 2010, pelo Papa Bento XVI.

Rede de ensino
Filhas de Jesus

Conheça nossas escolas e obras sociais

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.