SJO | Sarau Indez – As memórias de Antônio

Os alunos do 7º ano participaram do Sarau Indez baseado na leitura do livro do autor Bartolomeu Campos de Queiroz. O livro Indez conta a história de Antônio: um menino que nasceu prematuro e viveu sua infância no meio rural rodeado de costumes típicos de cidadezinha do interior. Os estudantes elaboraram lindos poemas e declamaram para a plateia presente. O sarau contou com a participação da Banda SJO, cantando grandes sucessos da música sertaneja raiz como a famosa “Saudade da minha terra”, de Chitãozinho e Xororó. Também houve a colaboração da bibliotecária Tamires e das professoras de Língua Portuguesa Flávia e Jacqueline. Após as apresentações, todos os convidados se deliciaram com os comes e bebes típicos da roça trazidos pelos próprios alunos.

Tamires Ribeiro – bibliotecária

Comida

Quando acordava, sentava-se à mesa e seu café tomava.
Antônio da comida da roça gostava.
Pão e pão de queijo, suco natural fresquinho
Sempre com o cantar dos passarinhos.

Costela de boi e batata assada
E também tem muita galinhada.
Tem rabanada com arroz e feijão
E todos nós comemos depois da oração.

Na casa de Antônio, não faltava nada
Mas o que ele mais gostava era de feijoada
Comia demais que até quase vomitava
Não podia ver comida, que sua barriga logo roncava.

Tem pudim, mousse de maracujá
As frutas é só descascar
Goiabada com queijo é só juntar
E se não gostar tem cafezinho, chá para tomar.

Rapadura doce, adoça as palavras
Dá sensação de asas
Faz a vida ser bem vivida
Com uma boa comida, que alegra até a alma mais sofrida.

Daylla, Ana Elizabeth, Arley Gabriel, Luiz Felipe, Pedro Henrique – 7º ano A

 

Escola e professores

Na escola, aprendemos tudo
O respeito, a convivência e o estudo
Temos muitos professores legais e divertidos
É por isso que nas aulas ficamos muito entretidos

Na quadra, marcamos para brincar
Não brigamos com os outros para aproveitar
Toda escola tem uma aula especial
Na nossa, tem palestra mensal

Na escola temos a Jacqueline , a Flávia e a Inês
Dando aulas divertidas e ensinando português
Assim como a Kelen , dando aula de inglês
Aprendendo mais e mais ,cada dia e a cada mês

A escola é o nosso segundo lar
Tem muito entretenimento
Mas o foco é estudar
Para que ela no futuro, possa nos ajudar

A escola é essencial para a vida
Precisamos dela para um futuro brilhante
Sem ela, é apenas um caminho de ida
Mas se ela valorizamos, conquistamos esse mundo gigante

Maria Sofia, Matheus, Gustavo, Ana Luiza, Ana Catharina – 7º ano B

O carinho da família

A família de Antônio
Era muito carinhosa
Cuidava e amava
Sempre, sempre amorosa
Para ele dava
Tudo que precisava

Quatro irmãos Antônio tinha
Com suas irmãs brincava de escolinha
Já aprendia a tabuada
E poemas recitava
No colo de seu amado avô
A histórias escutava

Pela manhã o sol iluminava
papai de antônio já trabalhava
ele sempre se inspirava
No seu pai que tanto amava

Com amor e carinho tudo se resolva
Compreensão e afeto é o que ele queria
Sua mãe muito boazinha, o ajudava
Antônio feliz, e contente ficava

A mãe em casa estava
Assim aos filhos ensinava
A bandeira nacional faziam
Com alegria os filhos aprendiam.

Bernardo, Ester, Taynara, Marina – 7º ano C

IMG_6072

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a