I Encontro Internacional de Comunicação Filhas de Jesus

O primeiro encontro internacional de comunicadores das Filhas de Jesus foi realizado com sucesso.

A diferença de idiomas e horários não foi um impedimento para conectar María Teresa Pinto, FI (Conselheira Geral), María Luisa Berzosa, FI e María José Fernández, FI (equipe de comunicação internacional), Mari Carmen Caballero, FI (América Andina ), Teresita Tsai, FI (Ásia Oriental), Yvelisse Tavarez, FI e Simone de Paula (Brasil – Caribe), Crystal Bermejo, FI, Cristina Zimmermann (Espanha – Itália), Nori Márquez, FI e Lee Urea, FI (Indiano – Pacific), Pablo Zimmermann e Beatriz Concejo (FASFI), Pablo Labandeira (Fundação Educacional Jesuítas) e Silvia Rozas, FI (Diretora da ECCLESIA).

Maria Teresa Pinto, Conselheira Geral da área de comunicação “na e da” Congregação foi a encarregada de acolher todos os participantes e iniciar o nosso encontro.

“É a primeira vez que há um encontro internacional sobre o tema da comunicação e cujos destinatários são Filhas de Jesus ou leigos que se dedicam à comunicação, seja por profissão ou por envio, dedicando algumas horas quando possível ou todo o dia.

Isso está nos dizendo que este tema é algo novo, ou pelo menos novo para a Congregação e seu ambiente institucional (FASFI e F. Jesuítas). Na realidade, a Comunicação está presente na Congregação desde o início. Prova disso são as 476 cartas editadas de Madre Cândida.

Desde o início, temos duas perguntas: O que Deus quer da Congregação no campo da comunicação? Como nos ajudar a descobri-lo e realizá-lo?

A reunião continuou colocando rostos nos nomes. Cada um dos participantes se apresentou e compartilhou o que esperava da reunião. Sob a fórmula “Eu ficaria satisfeito se…” objetivos como networking ou criar uma família foram repetidos”.

Depois de um momento de reflexão, cada representante apresentou o projeto de comunicação de cada província e fundação. Espanhol, inglês e português delinearam o processo comunicativo e a forma de trabalho que se realiza em cada lugar.

Desta forma, cumpriram-se os dois objetivos deste encontro: conhecer as pessoas que trabalham na comunicação para a Congregação e iniciar um processo de trabalho em rede.

Maria Teresa encerrou o encontro compartilhando algumas palavras atualizadas que Madre Cândida escreveu em sua carta número 457.

“Eu mantenho todos vocês muito presentes… Digam-me tudo o que quiserem porque os corações de mães e filhas se entendem muito bem, e quanto maior a distância que nos separa, maior a união dos corações. Estamos todos inseridos no coração de Jesus, sob a proteção de nossa Mãe Puríssima, lá nos encontramos todos e, formando uma só alma e coração, trabalharemos com mais frutos e nosso interesse pelo reino crescerá a cada dia, desdobrando-o onde há tantos obstáculos. Que todos conheçam e amem a Deus e sua glória se espalhe através de nós. Adeus, minha filhinha do coração (diz em português, dirigindo-se ao H. destinado ao Brasil: vamos ouvir em nossa língua)- minha filhinha de coração- minha filhinha de coração; lembranças de todos para todos, e ela sabe que sua mãe a ama muito santa, que a abençoa, humilde serva em Cristo. Cândida Maria de Jesus. Com esta mensagem de união e carinho dizemos uns aos outros: “adios”, “goodbye!”, “adeus”.

 

Fonte: www.hijasdejesus.org

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a