Filhas de Jesus se despedem da Ir. Zélia do Christo Rei Moura, FI

Na manhã de hoje (22/03) faleceu Ir. Zélia do Christo Rei Moura, FI, na Casa de Nazaré, em Belo Horizonte.

Nascida em Belo Horizonte no dia 30 de outubro de 1932, filha de Antônio de Moura Lima e Maria de Araújo Lima. De família cristã, recebeu o batismo em Belo Horizonte no dia 16 de novembro do mesmo ano e o sacramento da Confirmação no dia 24 de novembro de 1940. Fundamentava assim sua vida no compromisso da vivência cristã dentro da Igreja.

Fiel à vocação do Senhor que a chamou, entrou na Congregação das Filhas de Jesus como postulante no dia 8 de janeiro de 1952, também em Belo Horizonte, e no noviciado no dia 30 de julho do mesmo ano. Respondendo com seu sim nas várias etapas de sua formação, fez os seus primeiros votos no dia 31 de julho de 1954. Logo depois foi enviada ao colégio Imaculada de Belo Horizonte e iniciou ali o seu longo trajeto educativo. Enviada a Campinas em 1958 fez os seus estudos universitários, ao mesmo tempo em que os compaginava com o exercício da docência. Formou-se em Pedagogia com pós-graduação em Orientação Educacional e Profissional. Em 1965 foi enviada a Leopoldina como professora e em 1966 voltou a Campinas onde foi catequista, professora e Prefeita de estudos.

Em 1976 foi enviada ao colégio Stella Maris do Rio de Janeiro onde ficou até 1990. Neste colégio foi coordenadora cultural, coordenadora social, coordenadora pedagógica e de pastoral. Depois de um ano em São Paulo cursando Teologia, voltou a exercer no colégio do Rio de Janeiro como coordenadora de pastoral e pedagógica e integrou a Equipe de Pastoral da AEC-RJ. Em 1990 foi vice-diretora do colégio e formou parte da equipe Provincial de OPP.

Em 1991 foi enviada ao colégio Coração de Jesus de Bragança Paulista como Diretora Delegada e membro da Equipe provincial de Ação Educativa. Em 1996 foi enviada como Diretora ao colégio Imaculada de Belo Horizonte e em 1999 à Casa Ssma. Trindade como Membro do Departamento de Apoio a nossas escolas e membro da diretoria da AEC. Em 2004 foi nomeada superiora da Casa Ssma Trindade e em 2007, membro da Equipe de Formação Permanente. Em 2009 foi enviada à Casa Provincial na Pampulha onde colaborou na secretaria provincial e cuidou da pastoral dos funcionários da Obra São José Operário até 2015 em que foi enviada à Casa de Nazaré para cuidar de sua saúde até o seu falecimento.

Em todos os momentos de sua ação educativa direta sempre foi muito dinâmica, entregue e entusiasmada com o carisma educacional da Congregação. Não media forças nem esforços. Durante os últimos anos de sua vida experimentou grandes limitações de saúde que a impediam de andar por si só e de comunicar-se verbalmente com os outros, manifestando-se quase exclusivamente com o seu expressivo olhar.

“Querida Zélia, você já está gozando do desejado descanso em Deus e agradecemos a você o seu entusiasmo pela missão educativa, pela sua entrega total e dinâmica a ela. Zela, desde o seio do Pai, de nossas Obras Educativas escola, muito particularmente daquelas nas quais você dedicou sua vida apostólica”.

Suas irmãs, Filhas de Jesus, com saudades!

Mais Posts

Encontro de gestores, direções e coordenações Rede FI

No dia 3 de junho, a Rede Filhas de Jesus reuniu no Imaculada Campinas os gestores do CSC, as equipes diretivas das unidades de São Paulo, as coordenações administrativas, pastorais e de marketing. O encontro teve a finalidade de discutir dados estratégicos das unidades de São Paulo, que auxiliarão na construção dos planejamentos para o

Nomeado o novo Governo Provincial Brasil-Caribe

No dia 24 de maio de 2026, Dia de Pentecostes, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, comunicou a nomeação do novo governo provincial Brasil-Caribe. A nova provincial assumirá o governo no próximo dia 22 de julho de 2026. Governo Provincial Brasil-Caribe Superiora Provincial: Ir. Regina Célia de Oliveira Primeira Conselheira: Ir. Leila

Vale a pena colocar o filho no período integral? Entenda os benefícios

Conciliar a rotina profissional com os cuidados dos filhos é um dos maiores desafios das famílias atualmente. Com jornadas de trabalho extensas, trânsito e compromissos diários, cresce a procura pelo período integral nas escolas. Essa modalidade deixou de ser vista apenas como uma solução prática para os pais e passou a ser associada diretamente ao

Como manter a motivação nos anos decisivos?

Nos anos finais e no Ensino Médio, estudar ganha novos sentidos. Compreender o valor do conhecimento e reconhecer os próprios objetivos fortalece o compromisso com a aprendizagem. Quando há propósito, o esforço se torna mais direcionado e recompensador. A motivação se constrói com rotina. Planejar o tempo, se organizar e estabelecer metas possíveis favorecem a