
Reflexões sobre o comportamento das crianças e adolescentes e orientações sobre segurança digital.
Finalizando o primeiro trimestre o Colégio Imaculada trouxe para Mogi Mirim a professora e advogada especialista em educação para nativos digitais, Carolina DeFilippi. A inegável relevância do tema escolhido, visa auxiliar a comunidade educativa na reflexão e consequentes medidas de proteção para crianças e jovens contra riscos cibernéticos, que crescem conforme surgem novas plataformas de redes sociais e games.
A partir de uma contextualização sobre a educação e as necessidades humanas, a palestrante apresentou números que ajudaram os presentes a dimensionar o ambiente digital, suas potencialidades e seus perigos. Ao longo de toda a fala, Carolina destacou como questão crucial o papel da família no acompanhamento e monitoramento do ambiente digital. Adequar as ferramentas, a faixa etária, manter o acompanhamento e monitoramento, são formas de mitigar riscos que algoritmos, pessoas mal-intencionadas ou conteúdos tóxicos, trazem para essa criança e jovem.
Dentre ações possíveis e indicadas, a palestrante trouxe a combinação do olhar humano com as ferramentas de configuração das plataformas e gestão dos dispositivos.
Finalizando a palestra, Wanderley Gomes dos Santos – diretor do Colégio Imaculada retomou a importância desse tema que une família e escola no desejo de acertar na educação e orientação das crianças e jovens, nativos digitais.
Reforçamos que o conteúdo apresentado estará disponível no e-mail dos responsáveis para consultas futuras.
O post IEIC – Palestra de Carolina DeFilippi apareceu primeiro em Colégio Imaculada – Mogi Mirim.