Filhas de Jesus – Conheça a Congregação – Rede Filhas de JesusFilhas de Jesus – Conheça a Congregação – Rede Filhas de JesusFilhas de Jesus – Conheça a Congregação – Rede Filhas de JesusFilhas de Jesus – Conheça a Congregação – Rede Filhas de Jesus
  • Filhas de Jesus
    • Quem Somos
    • Fundadora
    • Presenças
    • Casa Nossa Senhora de Nazaré
    • Notícias
      • Novidades Rede Filhas De Jesus
      • Novidades Escolas
      • Novidades Obras Sociais
      • Podcasts
      • Matérias Especiais
  • Rede de Ensino
    • Unidades
    • Proposta Pedagógica
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • EJA
  • Ações Sociais
    • FASFI
    • Obras Sociais
  • Contato
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Congregação das Filhas de Jesus

A importância da educação na primeira infância

    Home Noticias Matérias Especiais A importância da educação na primeira infância
    PróximoAnterior

    A importância da educação na primeira infância

    By Simone Rezende | Matérias Especiais, Noticias | Comments are Closed | 16 junho, 2020 | 0

    Um processo educativo que une as habilidades de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social e um mundo de novidades a descobrir.

    Dos primeiros passos à alfabetização. A educação na primeira infância traz novos desafios e revela um mundo de descobertas. Os primeiros anos de vida são a base para os aprendizados, para o estímulo das habilidades socioemocionais e respostas aos estímulos cognitivos.

    Nos primeiros anos de vida da criança é a fase da descoberta do desenvolvimento humano. Desde bebê, construímos aprendizados com base em experiências que vivenciamos no início da vida e nos acompanham ao longo da trajetória humana.

    Essas experiências acontecem em diversas situações e em diferentes contextos. Afinal, tudo sempre é uma novidade. Nesta fase, é muito comum as famílias relatarem: “é a primeira vez que isso aconteceu”.

    Experiências como: “o primeiro choro”, “a primeira queda”, “a primeira dor de barriga”, “a primeira conversa séria”, “a primeira fala”, “o primeiro passo”, “o primeiro dia de aula”, “o primeiro amiguinho ou amiguinha”, tantos momentos que serão vividos e que gera um misto de emoções tanto para as famílias, quanto para as crianças.

    Por isso, o período da primeira infância é tão importante para o estímulo aos aprendizados e a interação com o mundo que o cerca.

    Aprendizagem na primeira infância

    Os primeiros passos para o desenvolvimento humano

    Antes de entendermos a importância da introdução da educação desde a primeira infância, pode surgir a seguinte dúvida: quando se inicia de fato a vida humana? De acordo com a psicóloga Ana Paula Gatti Panizza, do IECJ-Rede Filhas de Jesus/Bragança Paulista, a vida humana se inicia no momento da “concepção , pois ao zero dia de vida, a célula-ovo constrói a placa neural, uma camada externa à célula que protege o meio interno e que formará o sistema nervoso central, ou seja, nas primeiras 24 horas de vida, o ser, que já é humano, percebe as reações do meio e começa a memorizar toda a sua evolução.”

    No processo do desenvolvimento humano todas as vivências afetam nesse período, como o ambiente em que estamos inseridos, a convivência com os diferentes tipos de pessoas, a cultura, as situações inesperadas e muitas vezes inevitáveis. “Cada período da vida é influenciado pelo que ocorreu anteriormente e irá afetar o que virá depois. Este conceito é conhecido como desenvolvimento do ciclo da vida, tarefa científica da psicologia do desenvolvimento do ciclo da vida humana”, definiu Ana Paula Panizza.

    O processo de adaptação

    A primeira infância abrange as crianças de 0 a 6 anos. É importante saber que cada criança terá o seu tempo de desenvolvimento durante essa fase, levando em consideração os fatores do ambiente que fazem parte da sua rotina e, consequentemente, a sua capacidade de adaptação.

    A inserção de um novo ambiente na rotina da criança, pode ser um momento desafiador para as famílias. Surpresa para a maioria dos pais, que imaginam que o momento de adaptação é um momento difícil para as crianças.

    Para a Tatiane Schettino, mãe de Sofia Schettino, aluna do Colégio Imaculada Conceição-Rede Filhas de Jesus/Leopoldina, esse sentimento não foi diferente. “Sofia ingressou na vida escolar com apenas 1ano e 10 meses. Confesso que a tão temida primeira semana de aula não foi difícil para ela, mas foi muito difícil para mim. Como acreditar que, após o terceiro dia de adaptação, já dá tchauzinho e corre para os braços da professora? O sentimento é de um profundo vazio. Mas, com o tempo, a gente vai acostumando com a nova realidade.”

    Esse turbilhão de sentimentos acontece pelo zelo, cuidado e a proximidade que essa fase desperta nos pais e familiares próximos. Até então, esse era o único vínculo.

    Tatiane se lembra do primeiro dia de aula de sua filha Sofia no Colégio Imaculada Conceição-Rede Filhas de Jesus/Leopoldina com muito carinho: “O acolhimento, a sensação de ser única no meio de um todo, o espaço físico, as tarefas lúdicas no meio da natureza, a fazendinha e sua horta, o reconhecimento por todos pelo nome, entre muitas outras coisas, fizeram a diferença.”

    Compreendeu também a importância da aprendizagem de valores que sustentam os alicerces de uma primeira infância saudável como a compaixão, o amor ao próximo, a resiliência, a empatia, a autonomia e a responsabilidade.

    Além do processo de adaptação que é muito importante nesse momento, a capacidade de desenvolver a linguagem para se comunicar com o ambiente também é ponto de extrema atenção. “O conceito entre a sobrevivência e a evolução humana reside em sua capacidade de se adaptar e de se comunicar com o ambiente”, lembrou a psicóloga Ana Paula Panizza.

    As descobertas na primeira infância

    A fase do aprender dá asas a diversas descobertas. É o momento de explorar e interagir com esse novo ambiente. Assim é possível que, através da ludicidade e do contato exploratório, seja possível desenvolver as percepções necessárias para que a criança dê sentido a cada palavra que é associada aos dados sensoriais imediatos.

    Para a diretora do Stella Maris-Rede Filhas de Jesus/Rio de Janeiro e com atuação na área da Educação Infantil há mais de 22 anos, Edna Borges, “a sala de aula, assim como os outros espaços oferecidos pela escola possibilitam experiências e descobertas que vão muito além do cuidar”.

    Segundo ela, “os educadores de educação infantil irão promover atividades que colaboram de forma significativa nas habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças de modo que, ao final da primeira infância, possam interagir positivamente com suas famílias, educadores e colegas, ampliando cada vez mais seus espaços de comunicação.”

    É importante lembrar que, o processo exploratório do ambiente, das pessoas, do contato com objetos, com o brincar e com as atividades propostas pela escola, ajudará no processo de desenvolvimento da linguagem, inicialmente não falada.

    As múltiplas linguagens, se dão pelo mundo privilegiado de interações que a educação proporciona como o contato social, as experiências que promovem a escuta atenta a histórias, a inclusão na participação em conversas seja em contatos individuais com os educadores e nas trocas em grupos, que também são enriquecedores.

    O contato precoce com as letras facilita o desenvolvimento pelo gosto da escrita e da leitura, mesmo que inconsciente. “A leitura diária de histórias pela professora e o contato sistemático com material impresso, fazem uma diferença significativa no desenvolvimento da competência leitora e escritora das crianças”, reforça a psicóloga Ana Paula Panizza.

    O convívio e a socialização

    As interações sociais têm um papel fundamental durante a socialização na primeira infância. É através do contato com crianças da mesma faixa etária, vivendo experiências em um ambiente lúdico e com atividades pedagógicas preparadas com muito cuidado e atenção, que as aprendizagens auxiliarão para o amadurecimento físico, cognitivo e emocional.

    Ana Paula Panizza alerta que, “a criança vai desenvolvendo uma independência crescente das pessoas a que possui apego. O comportamento modifica sua linguagem corporal e sua fala: antes dizia “pega”, “faz”; depois transforma essas falas em: “eu pego”, “eu faço”. Ela se esforça ao máximo para realizar as tarefas que define importantes sozinha, e expressa felicidade quando bem sucedida.”

    As crianças têm a necessidade de testar suas capacidades e manifestar uma sensação de poder e independência, diante dos desafios. Ana Paula Panizza, explica que esse marco acontece aos três anos de idade e, a partir disso, a criança está pronta a buscar o autocontrole ou a autorregulação.

    Durante o processo em que as crianças interagem com os adultos, também é aprendido a lidar com as frustrações, a resolver os conflitos, a regular as emoções e a expressar os sentimentos. Vivências essas imprescindíveis “para o desenvolvimento afetivo e social”, como explicou a educadora Edna Borges.

    A responsabilidade e a organização

    A autorregulação ou o autocontrole, acontece quando a criança consegue controlar seu comportamento para conciliar às demandas dos pais, dos educadores. A partir disso, as crianças estão aptas a desenvolverem hábitos e valores que ajudam a se tornarem responsáveis e produtivas.

    No universo da educação, a organização e a responsabilidade são importantes para a fluidez e agilidade das atividades propostas. Entendendo os deveres de cada um, compreendendo a importância de respeitar as regras estabelecidas, dos horários a se cumprir, das atividades a se realizar, da divisão de tarefas, do cuidado com os materiais pessoais e coletivos.

    “Esses aprendizados colaboram na construção do sujeito, na forma de agir, de pensar além dos muros da escola, porque ensina a importância de respeitar regras básicas do convívio social”, ressalta Edna Borges.

    A educação na primeira infância vai muito além do saber dos números e da letras. A aprendizagem ultrapassa os conteúdos das atividades impressas e dos livros pedagógicos. O convívio social, o respeito pelo próximo, a capacidade de ouvir, o ato de se comunicar bem e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, são de grande importância para a formação de pessoas mais humanas e solidárias.

    Por Simone Rezende

     

    LEIA MAIS CONTEÚDOS EM NOSSA PÁGINA: MATÉRIAS ESPECIAIS

    LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

    atividades remotas, educação digital, educação infantil, primeira infância, rede filhas de jesus

    Simone Rezende

    More posts by Simone Rezende

    Postagens Relacionadas

    • Metodologias ativas no ambiente digital: o estudante protagonista no aprendizado

      By Renata | Comments are Closed

      Educadores da Rede Filhas de Jesus incentivam e orientam os estudantes na construção do saber.   O conceito de metodologias ativas nunca esteve tão próximo da prática diária como nos dias atuais. A ideia éLeia mais

    • Módulo EaD sobre Cuidados com a Criança da Primeira Infância tem início na Rede Filhas de Jesus

      By Renata | Comments are Closed

      Educadores e colaboradores iniciaram a capacitação que terá duração de uma semana. A Rede Filhas de Jesus iniciou ontem (22/06) o terceiro módulo da Formação EaD para seus colaboradores e educadores. O módulo trata, especialmente,Leia mais

    • Colégio Imaculada Campinas recebe premiação “Marcas de Sucesso 2020”

      By Renata | Comments are Closed

      Unidade foi a instituição mais reconhecida da região no quesito Educação Infantil  O Colégio Imaculada Campinas foi a marca mais lembrada na categoria “Educação Infantil” na 20ª edição do Prêmio Marcas de Sucesso. O prêmio,Leia mais

    • Novidade – Revista Em Rede no formato digital

      By Renata | Comments are Closed

      Agora você já pode acessar a revista Em Rede de onde estiver pelo computador, celular ou tablet. Em meio a realidade dos desafios trazidos neste ano de 2020, a Revista Em Rede – da RedeLeia mais

    • Rede Filhas de Jesus celebra o Dia do Educador

      By Simone Rezende | Comments are Closed

      O dia 15 de outubro é dedicado aos educadores. Neste ano, nossos educadores têm enfrentado diferentes desafios com muita dedicação, coragem e gentileza. Agradecemos a cada educador(a) que transforma sonhos em realidade, através da arteLeia mais

    PróximoAnterior

    Posts recentes

    • O Papa: os ministérios do Leitorado e Acolitado abertos às mulheres
    • Está chegando a hora! Redação ENEM 2020
    • Feira Virtual de Venda e Troca de Livros Didáticos SJO

    Arquivos

    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018

    Categorias

    • Blog
    • Casa Santíssima Trindade
    • CIC BH
    • CIC Leopoldina
    • Colégio Imaculada Mogi Mirim
    • EPAJ
    • Escolas
    • IECJ
    • Imaculada
    • Matérias Especiais
    • Noticias
    • Obra N. SRA. De Fátima
    • Obras
    • Podcasts
    • Sem categoria
    • SJO
    • Stella Maris

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Rede filhas de Jesus

    Conheça a congregação
    Nós, as Filhas de Jesus, somos um grupo de mulheres que nos encontramos a partir de caminhos diversos. Diferentes por origem familiar, cultura, gostos e idades, mas, temos algo que nos une: desejamos seguir a Jesus, em resposta ao chamado que mudou nossas vidas e que vai transformando nossa maneira de entender e viver a realidade, servindo aos demais.

    Filhas de Jesus

    Conheça a congregação
    • Quem Somos
    • Fundadora
    • Presenças
    • Casa Nossa Senhora de Nazaré
    • Notícias

    Rede de Ensino

    Projeto educacional
    • Unidades
    • Proposta Pedagógica
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
    • EJA

    Ações Sociais

    Obras e Projetos Sociais
    • FASFI
    • Obras Sociais

    Contato

    Entre em contato
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
    Entre em contato
    • Tel: (31) 3337-8755

    Rede Filhas de Jesus © Todos os direitos reservados | Theme by: NETUNA DigitalDesenvolvimento de Site Wordpress: Netuna

    • Filhas de Jesus
      • Quem Somos
      • Fundadora
      • Presenças
      • Casa Nossa Senhora de Nazaré
      • Notícias
        • Novidades Rede Filhas De Jesus
        • Novidades Escolas
        • Novidades Obras Sociais
        • Podcasts
        • Matérias Especiais
    • Rede de Ensino
      • Unidades
      • Proposta Pedagógica
        • Educação Infantil
        • Ensino Fundamental
        • Ensino Médio
        • EJA
    • Ações Sociais
      • FASFI
      • Obras Sociais
    • Contato
      • Contato
      • Trabalhe Conosco
      • Congregação das Filhas de Jesus
    Filhas de Jesus – Conheça a Congregação – Rede Filhas de Jesus