A importância das aulas práticas para o desenvolvimento de habilidades e competências

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos que um dos grandes desafios de hoje, na educação, é oferecer uma aprendizagem efetiva para a diversidade de adolescentes presentes em nossas escolas.

Somente o uso do método com aulas tradicionais não atende as necessidades da geração atual de estudantes. Precisamos ir além.

É necessário desafiar e proporcionar aulas, independentemente do componente curricular, nas quais esses alunos possam experimentar o que foi ensinado e desenvolver habilidades como: comunicação e argumentação, colaboração, criatividade, empatia, autonomia, resolução de problemas, pensamento crítico, bem como a motivação e o interesse.

As aulas práticas e os projetos pedagógicos desempenham esse papel crucial na formação educacional, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais e simuladas. É importante salientar que essas abordagens práticas são transversais em todos os segmentos da vida escolar. Essa metodologia de ensino não apenas reforça a teoria, mas também desenvolve as habilidades práticas citadas, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados.

No Colégio Imaculada Conceição de Leopoldina, contamos com laboratórios completos de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, que nos possibilitam oferecer, frequentemente, atividades práticas diversas para nossos alunos, contribuindo para planejar, organizar e potencializar as intencionalidades do Projeto Educativo. Através da execução dos experimentos nos laboratórios, eles são capazes de observar diretamente os efeitos e resultados de suas ações, o que facilita a assimilação dos conceitos teóricos. Essa abordagem prática ajuda a solidificar o conhecimento, tornando-o mais concreto, aplicável e significativo. Pautamos nosso modo de educar em uma educação mais livre, criativa, possibilitando experiências de aprendizagem.

Outro exemplo dessa metodologia é o nosso Projeto Raízes. O projeto foi implementado pela professora de História, Virginia Cabral, e as atividades objetivam valorizar as culturas afro-brasileiras e dos povos originários, desenvolver atitudes de respeito às etnias, combater estereótipos e preconceitos e trazer ao centro das discussões a Lei 1.063/2003, que tornou obrigatório o ensino da história da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Fundamental ao Ensino Médio.

Nesse projeto, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais confeccionam cartazes mostrando, através de imagens, a importância dessas culturas. Os alunos do Ensino Médio elaboram um caderno de atividades apresentando o conteúdo de forma lúdica sob a supervisão da Professora Virginia Cabral, idealizadora do Projeto. Preparam e levam para escola alimentos e artesanatos de origem africana e indígena para uma feira que culmina o Projeto e acontece durante todo o dia, alcançando o público-alvo da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nesse dia de culminância, os alunos apresentam coreografias tradicionais, juntamente com o grupo Pérola Negra, um grupo que, através da sua arte dançante, conscientiza seus membros e o público da importância do negro na sociedade. Os alimentos, artesanatos e o caderno de atividades são vendidos e toda a renda é destinada à Comunidade Terapêutica Levanta de Novo, que presta um serviço conceituado no auxílio e orientação a dependentes químicos e familiares, promovendo a vida e resgatando a dignidade humana na região.

Reaver e valorizar a história, a cultura afro-brasileira e dos povos originários é um passo inicial rumo à reparação humanitária para esses cidadãos, pois abre caminhos para a nação brasileira adotar medidas para corrigir danos sociais, físicos e psicológicos resultantes do racismo e de formas conexas de discriminação.

Enfim, a aula prática é uma importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades e competências, transformando o estudante em sujeito da aprendizagem para a construção significativa do conhecimento.

Por Maria Cecília Quaresma

Gostou desse artigo?!

Leia também:

A FUMAÇA QUE NOS ACORDOU

A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FALTA DE FOCO

OS PREJUÍZOS DO USO EXCESSIVO DE TELAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

EVOLUINDO COM O NOSSO MODO PRÓPRIO DE EDUCAR

Leia mais em nosso blog!

Mais Posts

Beata Antonita Bandrés: testemunho de fé e entrega na Congregação Filhas de Jesus

Hoje celebramos a memória da Beata Antonita Bandrés Eloségui, carinhosamente conhecida como Antonita. Antonita era uma jovem de coração inquieto e profundamente tocado por Deus. Com apenas 17 anos, decidiu entregar sua vida a Jesus, abraçando com alegria e coragem a missão das Filhas de Jesus. Sua história segue viva e inspiradora para toda a

Outros serviços que apoiam a Congregação Geral XIX

Na sexta-feira, 26 de abril, tomamos conhecimento da situação financeira da Congregação e iniciamos os “Diálogos Familiares”, que nos ajudarão a entender melhor a situação da Congregação. Continuamos a compartilhar a vida que se desenvolve em nossa Congregação Geral XIX. Além das escolhidas para diversos cargos e serviços, há irmãs que, com sua disponibilidade e

Iluminações recebidas durante a Congregação Geral XIX

Durante os dias 23 e 24 de abril, a Congregação Geral XIX recebeu iluminação de três vozes inspiradoras: ✅ José Ignacio Garcia SJ✅ Cristina Inogés✅ Carmen Ros, hns Estas reflexões continuam a nos dispor para abordar com realismo, atitude de discernimento e profundidade os próximos passos da CGXIX. As conversas no espírito que tivemos nos

Abertura da Congregação Geral XIX

Na segunda-feira, 21 de abril, iniciamos a Congregação Geral XIX. Tempo pascal, tempo de consolação, tempo de busca e discernimento partilhados. A CG XIX é um dom e uma responsabilidade. Compartilhamos algumas palavras que nos foram ditas por Graciela Francovig, nossa Superiora Geral, na cerimônia de abertura: “Viemos de uma história de 153 anos, uma

Filhas de Jesus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.